27º Faro Future 2018

27º Faro Future Portugal 2 – 24 de Fevereiro a 4 de Março de 2018

Pelo 26º ano consecutivo o nosso clube organizou o torneio de 15 mil dólares “Faro Future” que contou para o ranking mundial ATP entre os dias 24 de Fevereiro e 4 de Março.

Os jogos decorreram diariamente entre as 9h e as 19h e tiveram entrada livre.

Qualy – Faro

Singles – Faro

Mais informações

DE MARÇO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Vencedor Faro Future 2018 com Rosa Nunes e diretor do IPDJ Algarve

Terminou a final do 27º Faro Future Portugal 2, na segunda-feira às 23h25m. O vencedor, foi o francês Evan Furness, que ganhou por 61 61, ao seu compatriota David Guez 295 ATP.

A organização da responsabilidade do Centro de Ténis de Faro, após uma semana como nunca antes vista, debaixo de intensa chuva, ventos fortes e até um tornado destruidor, conseguiu terminar o torneio. Isto foi possível, graças a uma equipa sempre pronta, que mal acabava de chover limpava os campos, numa média de 10 vezes ao dia.

O diretor do torneio José Rosa Nunes, está satisfeito por ter conseguido vencer as forças da natureza e ter terminado o torneio Internacional de ténis com mais tenistas profissionais, que se faz em Portugal.

Queremos agradecer ao público que durante 10 dias veio assistir aos jogos e sobretudo aos patrocinadores que muito contribuíram para que o torneio se realizasse, de onde se destacam, os principais:

Câmara Municipal de Faro                        Hotel Baltum

Junta de Freguesia do Montenegro            Decathlon

Hospital das Gambelas Grupo HPA            Optimax

Frangaria e Rialgarve                               Artengo

Garrafeira Soares                                    GFI

Ford-Fiaal                                               FPT

 

GABINETE DE IMPRENSA DO FARO FUTURES PORTUGAL 2

José Rosa Nunes (917 520 283 – 289 817 877 – centro@tenisfaro.com )

Evan Furness vence Faro Future Portugal 2

Evan Furness vence Faro Future Portugal 2Evan Furness com José Rosa Nunes e Custódio Moreno, diretor regional do IPDJ

Terminou esta segunda-feira a 27ª edição do Faro Future Portugal 2, conquistada pelo tenista francês Evan Furness, que ganhou com dois parciais de 6-1 ao seu compatriota David Guez, 295 do ranking ATP.

“A organização da responsabilidade do Centro de Ténis de Faro, após uma semana como nunca antes vista, debaixo de intensa chuva, ventos fortes e até um tornado destruidor, conseguiu terminar o torneio, graças a uma equipa sempre pronta, que mal acabava de chover limpava os campos, numa média de 10 vezes ao dia”, refere o presidente da Direção, José Rosa Nunes, em nota de imprensa enviada às redações.

Notícia Algarve Desporto

DE MARÇO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Evan Furness foi o mais forte em Faro

Evan Furness

Com muito atraso, é certo, mas o torneio de 15 mil dólares de Faro conheceu o seu desfecho na noite desta segunda-feira. Às 23h26 foi assinado o championship point de uma edição atípica que não deixará saudades (tornados, chuva e vento impossibilitaram o bom funcionamento da prova).

A derradeira jornada, inevitavelmente marcada pelas más condições meteorológicas,  contemplou um duelo dos quartos de final, as meias-finais e a final, e coroou como campeão Evan Furness (589.º), que saiu vitorioso de um encontro totalmente francês ante David Guez (299.º), por 6-1 e 6-1, para conquistar o primeiro título da carreira.

A competição de pares, como de resto já havia sido noticiado aqui, não se disputou.

Notícia Raquetc

DE MARÇO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Faro: Luís Faria não resiste a antigo top-120 e sai de cena nos “oitavos”

Terminou na manhã deste domingo a participação lusa no Faro Future Portugal 2, prova algarvia de 15.000 dólares que ainda se encontra na fase dos oitavos de final devido a ter sido fortemente fustigada pela constante precipitação que tem assolado praticamente todo o país ao longo da presente semana.

Luís Faria (1212.º), o único jogador nacional ainda em prova e único a passar da eliminatória inaugural, não teve quaisquer hipóteses diante do terceiro pré-designado, o veterano francês David Guez, de 35 anos e atual número 299 mundial (já foi 116.º, no início de julho de 2010), e despediu-se assim do torneio por intermédio dos parciais de 6-0 e 6-2.

Para a jornada de hoje do Future de Faro está prevista ainda, pelo menos, a realização dos restantes embates da segunda ronda, bem como os relativos aos quartos de final e meias-finais, isto, claro, caso a chuva assim o permita.

Notícia Raquetc

Luís Faria travado por terceiro favorito em Faro

Luís Faria, 1212.º da hierarquia mundial ATP, ficou pelo caminho este domingo no Future de Faro, depois de ceder na segunda ronda para o terceiro cabeça-de-série da prova algarvia, o francês David Guez, por 2-6 e 0-6, em uma hora e seis  minutos.

O jovem jogador nacional de 18 anos revelou-se incapaz de fazer frente ao mais experiente gaulês de 35 anos, número 299 do ranking mundial, num encontro que foi jogado a dois tempos, devido à ao mau tempo que se faz sentir por todo o país, em particular no Algarve.

Notícia bolamarela

Luís Faria deixa quadro principal sem portugueses

Luís Faria deixou o quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2 sem tenistas portugueses.

Na conclusão do encontro da segunda ronda, Luís Faria não foi além de 6-0 e 6-2 desfavoráveis perante o francês David Guez, terceiro cabeça de série.

O confronto tinha sido interrompido no sábado, quando Guez vencia Faria por 6-0 e 4-1.

Notícia FPT

DE MARÇO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Chuva obriga à suspensão de embate de Luís Faria

A chuva obrigou à suspensão do embate de Luís Faria com o francês David Guez, segunda eliminatória do quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

Na altura da interrupção do encontro, Luís Faria estava em desvantagem frente a Guez, terceiro cabeça de série, por 6-0 e 4-1.

Luís Faria, atleta residente dos CAR Jogos Santa Casa, é o único tenista português ainda em prova no quadro principal de singulares do evento no Centro de Ténis de Faro.

Notícia FPT

Chuva em Faro obriga a esforço extra: há ‘oitavos’, ‘quartos’ e meias-finais este domingo

A chuva que se faz sentir em todo o país continua a não dar tréguas. Em Faro, no Algarve, a organização do torneio future a decorrer esta semana foi obrigada a cancelar a competição de pares e, na variante de singulares, vai ser necessário fazer um esforço adicional. Para este domingo estão agendados encontros alusivos… aos oitavos de final, quartos de final e meias-finais.

Na jornada deste sábado, foi possível concluir o embate ainda referente à primeira eliminatória de Francisco Cabral, convidado da organização e 869.º do rankingATP, que saiu eliminado pelo qualifier espanhol Pedro Vives Marcos, de 16 anos e ausente da hierarquia mundial, por 6-4 e 6-2, em 78 minutos.

Quanto aos jogadores portugueses, apenas Luís Faria está ainda em prova. O seu embate dos oitavos de final frente ao francês David Guez, terceiro cabeça de série, foi interrompido quando o marcador registava 6-0 e 4-1 a favor do gaulês.

Notícia bolamarela

Francisco Cabral perde na primeira ronda em Faro

Após vários dias de espera devido à chuva que se tem vindo a sentir em quase todo o país, Francisco Cabral entrou finalmente em court este sábado para disputar a primeira ronda do Future de 15.000 dólares de Faro.

A estreia do tenista portuense não foi positiva, com o número 869 mundial a ser afastado na primeira ronda do quadro principal às mãos do qualifier espanhol Pedro Vives Marcos, de 16 anos, por 6-4 e 6-2.

Fechado aquele que era o último encontro que faltava ser jogado da primeira ronda, Francisco Cabral volta a competir já na próxima semana em Loulé, deixando a representação portuguesa entregue a Luís Faria (mede forças com o veterano francês David Guez, ex-número 116 mundial).

Notícia Raquetc

Francisco Cabral afastado na ronda um

Francisco Cabral foi afastado na ronda inaugural do quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

Cabral não conseguiu superar o espanhol Pedro Vives Marcos, vencedor com os parcelares de 6-4 e 6-2, em uma hora e 18 minutos.

Luís Faria, que encara o francês David Guez, terceiro cabeça de série, joga a segunda eliminatória neste sábado.

Notícia FPT

DE MARÇO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Torneio de Faro: ponto de situação

chuva
Mau tempo tem fustigado o Algarve nos últimos dias

A intempérie que tem assolado o sul do país pode levar a que a 27.ª edição do Faro Future não chegue a bom porto, ou seja fique órfã do seu campeão.

Numa altura em que ainda falta disputar-se um encontro da primeira ronda, a organização do torneio espera terminar a prova até segunda-feira, dia 5, tal como informou ao RAQUETC Rosa Nunes, do Centro de Ténis de Faro (CTF), esta sexta-feira. Caso as condições meteorológicas não melhorem consideravelmente, “o torneio encerra na ronda em que ficou”.

Da jornada de hoje, como já noticiado aqui, destacam-se as derrotas de Fred Gil e de Martim Prata. Francisco Cabral espera poder realizar amanhã o seu duelo alusivo à ronda inaugural, enquanto Luís Faria tem previsto disputar o jogo de acesso aos quartos de final. Entretanto, a competição de pares já foi cancelada.

Na quarta-feira, José-Ricardo Nunes, também do CTF, rejeitou a possibilidade de transferir os encontros para courts cobertos.

Recorde-se que para a próxima semana está agendado o Future de Loulé, cujos embates da fase de qualificação devem começar já este sábado.

Previsões não são animadoras

Em declarações à Lusa, Maria João Frada, meteorologista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), afirmou que o território português vai continuar a ser alvo de chuva e vento forte durante os próximos dias. “(…) o núcleo depressionário que está no Atlântico vai permanecer pelo menos até dia 5, havendo probabilidade de que até dia 9 ou 10 haja ainda continuação de um cenário depressionário”.

Imagem recolhida do website do IPMA às 20h55

Fred Gil perde batalha na primeira ronda em Faro numa jornada novamente marcada pela chuva

Fred Gil perde batalha na primeira ronda em Faro numa jornada novamente marcada pela chuva

Fred Gil, ex-número um português e atual 441.º do ranking ATP, não conseguiu defender com sucesso o seu estatuto de oitavo cabeça de série em Faro e foi eliminado esta sexta-feira à noite na primeira ronda do torneio future algarvio, dotado de 15 mil dólares em prémios monetários, numa jornada novamente marcada pela (muita) chuva que se fez sentir.

Num encontro que se prolongou por 2h49 de duração, Gil não resistiu ao francês Paul Cayre, oriundo da fase de qualificação e 1819.º do Mundo, e cedeu pelos parciais de 5-7, 6-1 e 6-4. O embate chegou a ser interrompido devido à chuva, mas acabou por se concluir.

Quem também cedeu na ronda inaugural foi o compatriota Martim Prata, que entrou no quadro principal com o estatuto de lucky loser. O jovem português de 17 anos, 1912.º da classificação ATP, foi afastado pelo convidado irlandês Peter Bothwell, 934.º mundial, e caiu por 6-3 e 6-3, em 1h29.

Notícia bolamarela

Fred Gil eliminado na primeira ronda em Faro

João Correia

Fred Gil (441.º) não foi além da primeira eliminatória do quadro de singulares do Faro Future, um torneio de 15 mil dólares em prémios monetários que tem sido bastante importunado pelo mau tempo que se faz sentir com especial incidência no Algarve.

O antigo número 1 português começou por vencer a primeira partida, mas não foi capaz de impedir a reviravolta do qualifier francês Paul Cayre (1819.º), por 5-7, 6-1 e 6-4, em duas horas e 49 minutos.

A jornada desta sexta-feira assistiu ainda à eliminação de Martim Prata, por 6-3 e 6-3, no duelo com o wild card irlandês Peter Bothwell.

Os jogos de amanhã têm início previsto para as 10h00, sendo que ainda falta concluir um embate alusivo à primeira ronda (Francisco Cabral vs. Pedro Vives Marcos).

Notícia Raquetc

Fred Gil foi surpreendido na prova individual

Fred Gil, oitavo pré-designado, foi surpreendido na ronda inaugural do quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

Gil venceu a primeira partida, mas o francês Paul Cayre, que jogou a qualificação, impôs-se nos dois sets seguintes e fechou com os parciais de 6-1 e 6-4.

Notícia FPT

Leote Prata cede na conclusão de embate com Bothwell

Martim Leote Prata cedeu na conclusão do embate com o irlandês Peter Bothwell, primeira ronda do quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

Leote Prata acabou por consentir a Bothwell um duplo 6-3, em encontro que foi interrompido na quarta-feira devido à chuva.

Nesta sexta-feira, outro encontro com um tenista português está previsto, com Fred Gil, oitavo favorito, a enfrentar o francês Paul Cayre.

Notícia FPT

DE MARÇO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Luís Faria superioriza-se a Francisco Dias rumo à segunda ronda em Faro

Luís Faria, 1212.º do ranking mundial, entrou da melhor maneira no Future de Faro, esta quinta-feira, ao impor-se diante de Francisco Dias, 1511.º ATP, pelos parciais de 6-4 e 7-6(8), rumo à segunda ronda da prova algarvia dotada de 15 mil dólares.

Num encontro que começou na quarta-feira, acabou na quinta e que teve a duração de 1h46, o jovem jogador de 18 anos, que recebeu um convite da organização, foi mais forte neste duelo cem por cento português.

Na segunda eliminatória, Luís Faria vai medir forças com o francês David Guez, terceiro cabeça-de-série.

Notícia bolamarela

Luís Faria afasta «lucky loser» Francisco Dias

Luís Faria afastou Francisco Dias, na primeira ronda do quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

Na conclusão do encontro, interrompido na quarta-feira devido à chuva, Luís Faria impôs-se a Francisco Dias em duas partidas, por 6-4 e 7-6 (8).

Aquando da suspensão do encontro, com uma hora e cinco minutos jogados, Luís Faria vencia Francisco Dias, por 6-4 e 4-1.

Os restantes encontros individuais que estavam programados para esta quinta-feira, entre os quais os que envolvem Fred Gil, Francisco Cabral e Martim Leote Prata, foram transferidos para sexta-feira, uma vez que a chuva que caiu nesta quinta-feira impediu a realização.

Notícia FPT

Faro: Luís Faria superioriza-se a Francisco Dias

João Correia

Concluiu-se em uma hora e 45 minutos o único duelo 100% português da jornada desta quinta-feira da 27.ª edição do Faro Future. A vitória foi assinada por Luís Faria (1212.º), que já havia deixado boas indicações em Vale do Lobo, no embate com Francisco Dias (1511.º) alusivo à primeira ronda do quadro de singulares.

Num torneio que tem sido bastante fustigado pelo mau tempo, o mais jovem dos dois tenistas portugueses saiu do court com uma vitória assente nos parciais de 6-4 e 7-6(8), depois de no dia de ontem uma paragem na segunda partida (o marcador estava em 6-4 e 4-1) ter impossibilitado a conclusão do encontro.

Diga-se que Francisco Dias recuperou de 1-4 para 5-4, mas na hora de servir para levar o encontro a um terceiro e decisivo parcial viu Luís Faria quebrar-lhe o serviço, empatando a cinco. No tie-break, o português de 25 anos ainda dispôs de três set points, que não aproveitou.

Nos oitavos de final, fase em que se despediu na semana passada no torneio de Vale do Lobo, Luís Faria, de 18 anos, terá como opositor o veterano francês David Guez (299.º), de 35, que precisou de quase três horas para sair vitorioso do seu encontro de ontem com o israelita Ben Patael (609.º).

O Faro Future resulta da parceria entre o Centro de Ténis de Faro e a Junta de Freguesia do Montenegro e tem um prize money total de 15 mil dólares. A entrada é gratuita e a final da prova de singulares será transmitida, em direto, na Sport TV 4.

Notícia Raquetc

28 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Chuva interrompe encontros com portugueses

A chuva interrompeu os encontros com tenistas portugueses, da primeira ronda do quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

O embate entre Luís Faria e Francisco Dias foi suspenso quando estava cumprida uma hora e cinco minutos, após a conclusão do quinto jogo da segunda partida.

Luís Faria está em vantagem sobre Francisco Dias, por 6-4 e 4-1.

O confronto entre Martim Leote Prata e o irlandês Peter Bothwell foi interrompido aos 18 minutos, com o português a vencer por 3-1.

Notícia FPT

Sport TV assegura transmissão da final do torneio de Faro

CTenisFaro

A chuva que se tem feito sentir por todo o país está a impedir o desenrolar da 27.ª edição do Faro Future, um torneio de 15 mil dólares em prémios monetários e pontuável para o ranking ATP. A jornada desta quarta-feira, que tinha início marcado para as 09h30, tem agora novo arranque previsto para as 14h30.

No entanto, e caso se mantenha como previsto, a Sport TV 4 vai transmitir no domingo, a partir das 15h00, a final individual do evento algarvio, que neste momento conta ainda com cinco tenistas portugueses em prova.

Ontem, recorde-se, a jornada ficou marcada pelo afastamento de Tiago Cação na primeira ronda do quadro principal e pela repescagem de Francisco Dias e Martim Prata.

Notícia Raquetc

27 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Depois da final em Vale do Lobo, Tiago Cação cai na primeira ronda em Faro

Depois de uma excelente semana onde só foi travado na final, Tiago Cação foi esta terça-feira surpreendentemente eliminado na primeira ronda do Faro Future Portugal 2, o segundo de uma série de torneios Future disputados em Portugal.

Cação, atual 1413º classificado do ranking mundial, mostrou o desgaste resultante do torneio disputado em Vale do Lobo, e acabou por cair às mãos de Pablo Vivero Gonzalez, atual 500º ATP, pelos parciais 6-3 6-0, em cerca de uma hora de jogo.

A restante jornada também não correu de feição aos restantes portugueses. Francisco Dias e Martim Leote Prata acabaram eliminados na última ronda da fase de qualificação. Dias saiu derrotado por Fernando Bogajo, por 6-2 7-6(4), enquanto Martin foi eliminado por 6-0 6-2 pelo russo Yan Bondarevskiy. No entanto, os dois jovens até tiveram sorte, já que foram repescados como lucky-loosers, e vai disputar a primeira ronda do quadro principal.

Martim enfrenta o irlandês Peter Bothwell, enquanto Francisco Dias tem pela frente o compatriota Luis Dias. Francisco Cabral e Fred Gil são os restantes representares portugueses no quadro principal.

Notícia bolamarela

Tiago Cação não passa da primeira ronda em Faro

Jorge Marques

Não durou muito a participação de Tiago Cação (1413.º) no Faro Future Portugal 2, com a jovem promessa nacional a somar apenas três jogos num desaire pesado na eliminatória inaugural da prova algarvia que distribui 15.000 dólares em prémios monetários e que realiza uma vez mais no Centro de Ténis de Faro.

Com entrada direta no quadro principal por intermédio do estatuto de special exempt (atribuído a tenistas que na semana anterior tenham atingido, pelo menos, as meias-finais e que não tenham tido acesso direto à grelha principal do torneio da presente semana), o jogador penichense de 19 anos acabou por não dar seguimento ao excelente momento vivido em Vale do Lobo, onde se sagrou vice-campeão, e foi assim facilmente derrotado, por 6-3 e 6-0, pelo espanhol Pablo Vivero Gonzalez(500.º), ex-número 283 mundial.

Apesar de arredado da competição individual, Cação não diz para já adeus a Faro, visto que tem ainda por disputar a vertente de pares, onde alinha ao lado do francês David Guez e cuja estreia acontecerá na jornada de quinta-feira.

Notícia Raquetc

Francisco Dias e Martim Prata não passaram o qualifying mas estão no quadro principal

Tanto Francisco Dias (6-2 e 7-6[4] para o espanhol Fernando Bogajo) como Martim Prata (6-0 e 6-2 para o russo Yan Bondarevskiy) não venceram esta terça-feira os seus encontros da quarta e última etapa da fase de qualificação mas a verdade é que, ainda assim, acabaram por rumar ao quadro principal.

Isto porque os dois atletas lusos beneficiaram de várias desistências (mais concretamente, cinco) de tenistas já com entrada direta no quadro principal, entre os quais Gonçalo Oliveira, primeiro favorito, e André Murta, que havia recebido um wild card para disputar a prova, para assim marcarem presença na principal grelha de participantes enquanto lucky losers.

Francisco Dias (1511.º) irá enfrentar já na jornada de amanhã o compatriota Luís Faria (1212.º), que recebeu um convite por parte da organização, logo no primeiro encontro do Court 1 (9h30), ao passo que Martim Prata (1912.º) também mede forças com um tenista que recebeu um wild card, neste caso o irlandês Samuel Bothwell (934.º), no segundo encontro do Court 2 (por volta das 11h30).

Notícia Raquetc

Entrada de Tiago Cação em singulares não foi positiva 

A entrada de Tiago Cação no Faro Future Portugal 2 não foi positiva, com o vice-campeão do Vale do Lobo Open / Magnesium Ok a ser eliminado na primeira ronda.

Tiago Cação acabou afastado pelo espanhol Pablo Vivero Gonzalez, pelos parcelares de 6-3 e 6-0.

Notícia FPT

Francisco Dias infeliz nas finais do «qualifying»

Francisco Dias foi infeliz nas finais do “qualifying” de singulares do Faro Future Portugal 2, a segunda prova do circuito profissional neste ano, em Portugal.

Frente ao espanhol Bogajo Fernandez, Francisco Dias obrigou o terceiro cabeça de série a um “tie-break” na segunda partida, porém o adversário foi mais forte, concluindo o encontro com os parcelares de 6-2 e 7-6 (4).

O encontro entre Francisco Dias e Bogajo Fernandez esteve interrompido devido à chuva, tendo sido suspenso quando o espanhol vencia por 6-2 e 3-0, com 48 minutos de embate.

Notícia FPT

Martim Leote Prata não alcança quadro principal

Martim Leote Prata não alcançou o quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2.

Na quarta e última ronda do “qualifying”, Martim Leote Prata cedeu perante o russo Yan Bondarevskiy, por 6-0 e 6-2.

Francisco Dias joga igualmente a derradeira ronda, com o terceiro cabeça de série, o espanhol Bogajo Fernandes.

O encontro foi interrompido devido à chuva quando estavam decorridos 48 minutos, com o espanhol em vantagem sobre o português, por 6-2 e 3-0.

Notícia FPT

26 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Quadro principal de Faro conta (para já) com seis portugueses

Francisco Semedo

Já é conhecido o alinhamento do quadro principal de singulares do Future de Faro. O sorteio foi feito esta segunda-feira e a grelha principal conta para já com seis portugueses. O grande destaque vai para a presença de Gonçalo Oliveira, primeiro candidato ao título no torneio algarvio.

Esta terça-feira, esse número poderá aumentar para oito caso a chuva dê tréguas e Francisco Dias e Martim Prata garantam um triunfo na última ronda do qualifying.

Notícia Raquetc

André Gaspar Murta ficou com a «fava»

O sorteio do quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2 realizou-se nesta segunda-feira e André Gaspar Murta ficou com a “fava”.

André Gaspar Murta (“wild card”) na ronda um o quinto cabeça de série, o francês Antoine Escoffier.

Gonçalo Oliveira, primeiro favorito, terá pela frente o austríaco Gibril Diarra e Tiago Cação enfrentará o espanhol Pablo Vivero Gonzalez.

Francisco Cabral e Luís Faria, ambos com convite para o quadro principal de singulares do Faro Future Portugal 2, aguardam a conclusão do “qualifying” para conhecerem os primeiros adversários.

A quarta e última ronda da fase prévia, na qual estão ainda Francisco Dias e Martim Leote Prata, estava programada para esta segunda-feira e os primeiros encontros do dia chegaram a iniciar-se, mas a chuva obrigou ao cancelamento da jornada.

Os encontros foram tranferidos para terça-feira, entre os quais o que opõe Francisco Dias ao espanhol Fernando Fernandez, terceiro pré-designado, e o que coloca Martim Leote Prata frente ao russo Yan Bondarevskiy.

Notícia FPT

Murta, Cabral e Faria contemplados com «wild card»

André Gaspar Murta, Francisco Cabral e Luís Faria foram contemplados com “wild card” para o quadro principal do Faro Future Portugal 2.

Tiago Cação, vice-campeão no Vale do Lobo Open / Magnesium Ok, no domingo, entrou igualmente na grelha principal, mas na qualidade de “special exempt”.

Murta, Cabral, Faria e Cação juntam-se a Gonçalo Oliveira, Frederico Silva e Fred Gil, todos com entrada direta, no quadro principal da prova no Centro de Ténis de Faro.

Notícia FPT

25 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Faro: Francisco Dias e Martim Leote Prata a uma vitória do quadro principal

Jorge Marques

Realizou-se este domingo a segunda jornada do Faro Future Portugal 2, que se realiza nos courts de piso rápido ao ar livre do Centro de Ténis de Faro e que distribui 15.000 dólares em prize money total. No final de uma jornada dupla, Francisco Dias e Martim Leote Prata foram os únicos resistentes nacionais no qualifying.

Francisco Dias, que já ontem havia surpreendido o nono cabeça de série, o francês Antoine Walch (7-6[6] e 6-2), começou por bater Tomás Luís num duelo 100% luso por 6-2 e 6-4, tendo depois levado de vencida o holandês Alban Meuffels por 6-4 e 6-2 para rumar à quarta e derradeira etapa da fase prévia do torneio algarvio.

Quanto a Martim Leote Prata, superou primeiramente o sexto pré-designado, o holandês Marc Dijkhuizen, pelos parciais de 7-5, 4-6 e 6-3, sendo que horas mais tarde teve tarefa mais tranquila ao precisar de apenas duas partidas, por 6-4 e 6-4, para afastar o irlandês Sean Collins.

Daniel Rodrigues, que defendia o estatuto de 11.º favorito da fase de qualificação, e Daniel Batista ainda lograram chegar à terceira eliminatória, mas ambos acabaram por ficar por essa ronda. Já José Ricardo Nunes, Afonso Portugal(cedeu para Daniel Batista), Nuno Carmelo, João Graça, João António e Evan Morgan, saíram de cena em Faro na segunda etapa.

Notícia Raquetc

Martim Leote Prata na quarta ronda da fase prévia

Martim Leote Prata progrediu para a quarta e última ronda da fase prévia do Faro Future Portugal 2.

No encontro da terceira eliminatória, Martim Leote Prata triunfou sobre o irlandês Sean Collins, com um duplo 6-4.

Daniel Rodrigues tentou também atingir a última ronda, mas o francês Tony Bourcet conclui com 6-4 e 6-4.

Notícia FPT

Francisco Dias é o primeiro luso nas finais do «qualifying»

Francisco Dias está já nas finais do “qualifying” de singulares do Faro Future Portugal 2, depois dos dois triunfos registados neste domingo.

Dias começou por impôr-se a Tomás Luís, por 6-2 e 6-4, na segunda ronda, para depois jogar com o holandês Alvban Meuffels na penúltima ronda do “qualifying” e vencer em duas partidas, por 6-4 e 6-2.

Daniel Batista realizou também dois encontros neste domingo, porém sem conseguir a continuidade na fase prévia no segundo embate.

Batista, que venceu Afonso Portugal na parte da manhã, por 6-0 e 6-3, acabou por ser eliminado frente ao holandês Mick Veldheer, quarto cabeça de série, por 7-6 (2) e 6-4.

Nos encontros da segunda ronda, Daniel Rodrigues venceu o letão Martins Rocens, por 6-2 e 7-5, e Martim Leote Prata eliminou o sexto pré-designado, o holandês Marc Dijkhhuizen, por 7-5, 4-6 e 6-3.

Daniel Rodrigues e Martim Leote Prata voltam a jogar neste domingo, para discutirem um lugar na quarta e última ronda do “qualifying”.

Nuno Carmelo foi afastado pelo irlandês Sean Collins, por 6-3, 2-6 e 6-4, e João Graça terminou a prestação frente ao francês Joffrey de Schepper, oitavo cabeça de série, por 6-1 e 6-3.

Evan Morgan não foi também feliz, com Alban Meufelles mais forte, fechando com 7-6 (4) e 6-1.

Notícia FPT

Daniel Batista avança para a terceira eliminatória

Daniel Batista avançou para a terceira eliminatória do “qualifying” de singulares do Faro Future Portugal 2, nos “courts” de superfície rápida do Centro de Ténis de Faro, com jornada dupla neste domingo.

No encontro da segunda ronda, frente a Afonso Portugal, Daniel Batista ganhou por 6-0 e 6-3.

José Ricardo Nunes e João António ficaram pelo caminho neste domingo.

Enquanto João António cedeu perante o francês Quentin Gueydan, por 6-2 e 6-3, José Ricardo Nunes consentiu 6-2 e 6-1 ao espanhol Diego José Velazquez.

Mais sete portugueses jogam neste domingo o acesso à penúltima ronda do “qualifying”.

Martim Leote Prata joga com o sexto cabeça de série, o holandês Marc Dijkhuizen, Nuno Carmelo com o irlandês Sean Collins, João Graça com o oitavo pré-designado, o francês Joffrey de Schepper, Daniel Rodrigues com o letão Martins Rocens e Evan Morgan com o holandês Alban Meuffels.

Tomás Luís defronta Francisco Dias, no único encontro entre portugueses.

Notícia FPT

24 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Leote Prata, Afonso Portugal e Daniel Batista vitoriosos

Martim Leote Prata, Afonso Portugal e Daniel Batista fecharam com vitórias a primeira eliminatória do “qualifying” de singulares do Faro Future Portugal 2.

Leote Prata venceu o belga Guillaume Dermiens, por 7-5, 3-6 e 6-4, enquanto Afonso Prata superou o alemão Pelle Borman, por 6.-1 e 7-6 (2) e Daniel Batista aplicou um duplo 6-2 ao holandês Dax Donders.

Tomás Almeida foi eliminado com 6-2 e 6-3 infligidos pelo francês Joffrey de Schepper, oitavo cabeça de série, e André Rodeia cedeu 6-2 e 6-4 ao australiano Hien Pham.

Guilherme Sousa Severin consentiu 6-0 e 6-3 ao espanhol Marrero Curbelo, 13.º pré-designado.

Notícia FPT

Nunes, Morgan, António, Luís e Dias triunfam também

José Ricardo Nunes, Evan Morgan, João António, Tomás Luís e Francisco Dias triunfaram também na ronda inaugural do “qualifying” do Faro Future Portugal 2, que se iniciou neste sábado, no Centro de Ténis de Faro.

Evan Morgan levou a melhor sobre o argentino Valentin Salomon, por 3-6, 6-3 e 6-4, e José Ricardo Nunes impôs-se ao irlandês Dorian Kos, por 6-4 e 6-3.

João António assinou um duplo 6-2 frente ao russo Zakhar Trapeznikov, Francisco Dias afastou o nono cabeça de série, o francês Antoine Walch, por 7-6 (6) e 6-2, e Tomás Luís foi mais forte do que o italiano Francesco Denicoloi, por 7-5 e 6-1.

Pedro Graça cedeu perante o holandês Alban Menffels, por 6-1, 3-6 e 6-1, e Bernardo Serra Vieira foi forçado ao abandono no encontro com Rafael Mazon-Hernandez, numa altura em que o português estava a vencer por 3-2 na terceira partida. O espanhol foi declarado vencedor do encontro, fechado com os parciais de 7-5, 2-6 e 3-2.

Afonso Portugal, Daniel Batista, André Rodeia, Guilherme Sousa Severin, Martim Leote Prata e Tomás Almeida vão também jogar a primeira ronda do “qualifying” do segundo “Future” em Portugal, neste ano.

Notícia FPT

Daniel Rodrigues, João Graça e Nuno Carmelo vencem

Daniel Rodrigues, João Graça e Nuno Carmelo venceram na ronda inaugural do “qualifying” de singulares do Faro Future Portugal 2, prova pontuável para o “ranking” ATP.

Enquanto Daniel Rodrigues superou Bernardo Gândara, por 6-1 e 6-3, João Graça superiorizou-se ao espanhol Alex Briceno Lillo, com um duplo 6-0.

Nuno Carmelo logrou levar a melhor sobre o austríaco Aleksandar Tomas, por 6-3, 4-6 e 6-2.

Miguel Gomes foi afastado pelo francês Tony Bourcet, por 6-4 e 6-2, Pedro Alves não conseguiu encontrar argumentos para vencer o ucraniano Illia Stoliar, vencedor com 6-1 e 6-4, e Bernardo Lemos Gomes acabou eliminado pelo espanhol Juarez Caro, por 6-1 6-2.

José Maria d’Orey cedeu frente ao francês Paul Cayre, por 6-1 e 6-2, Pedro Brandão permitiu um duplo 6-0 ao estónio Hristjan Tamm e Afonso Matias consentiu 6-3 e 6-4 ao italiano Daniil Testa.

Duarte Nuno Teixeira não conseguiu evitar a vitória do holandês Bart van den Berg, sétimo cabeça de série, por 6-1 e 6-0, e Tomás Anacleto começou bem com o espanhol Gianmarco Amatiste, mas acabou por baquear, por 5-7, 6-0 e 6-0.

José Ricardo Nunes, Bernardo Serra Vieira, João António, Evan Morgan, Tomás Luís, Francisco Dias, Afonso Portugal, Daniel Batista, Pedro Graça, André Rodeia, Guilherme Sousa Severin, Martim Leote Prata e Tomás Almeida jogam também neste sábado a ronda um.

Notícia FPT

23 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

«Qualifying» começa no sábado com 25 portugueses

O “qualifying” de singulares do Faro Future Portugal 2, com quatro rondas, começa na manhã de sábado, com a participação de 25 tenistas portugueses.

José Maria d’Orey, Bernardo Serra Vieira, João António, Afonso Matias, Evan Morgan, Pedro Graça, Tomás Luís, Francisco Dias, Afonso Portugal, Daniel Batista, André Rodeia, Pedro Brandão, Tomás Anacleto, Guilherme Sousa Severin, Martim Leote Prata, Nuno Carmelo, José Ricardo Nunes, Duarte Nuno Teixeira, Bernardo Lemos Gomes, Pedro Alves, Tomás Almeida, João Graça, Miguel Gomes, Bernardo Gandara e Daniel Rodrigues vão discutir os oito lugares no quadro principal de singulares.

Notícia FPT

 

17 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Gonçalo Oliveira desiste das meias-finais de pares em França e vai parar para curar entorse

Gonçalo Oliveira desiste das meias-finais de pares em França e vai parar para curar entorse

Gonçalo Oliveira, número cinco português e 203.º do ranking individual ATP, abdicou este sábado à tarde de disputar as meias-finais de pares do torneiochallenger de Cherburgo, em França, e não entrou em court em pleno dia de aniversário, ao lado do gaulês Gleb Sakharov, devido a uma entorse no tornozelo esquerdo contraída em inícios de fevereiro e que ainda não está totalmente curada.

O portuense, que celebra hoje 23 anos, também não vai participar no evento challenger de Bérgamo, em Itália, no qual estava inscrito na próxima semana. O filho e pupilo de Abílio Oliveira, que contraiu a lesão durante o torneio de Dallas, nos Estados Unidos, viaja agora para Portugal, onde irá fazer exames médicos no Porto.

No seu calendário estão igualmente as provas future de Faro, que se realiza daqui a duas semanas, e de Loulé, na semana seguinte, mas a sua presença ainda não está garantida.

Centro de Ténis de Faro: Há 34 anos a promover o desporto e a atividade física

Realiza-se, de 24 de fevereiro a 4 de março, a 27.ª edição do «Faro Future Portugal 2», prova organizada pelo Centro de Ténis de Faro e pela Junta de Freguesia do Montenegro, com um prize money de 15 mil dólares e a contar para o ranking mundial do ATP Tour. O torneio é um dos maiores eventos desportivos do concelho de Faro e há mais de três décadas que o Centro de Ténis de Faro se dedica a promover o desporto e o exercício físico junto de miúdos e graúdos.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

O Centro de Ténis de Faro (CTF) comemorou, no dia 11 de fevereiro, 34 anos de existência e muito do seu crescimento se deve, sem dúvida, ao sócio fundador e Presidente da Direção José Rosa Nunes, mercê de uma enorme paixão por esta modalidade e de muita carolice em prol do clube da terra e da causa do desporto. Com passos seguros, sem grandes atropelos, se tem feito a história do CTF, com classes logo a partir dos três anos de idade (baby ténis). “Temos à volta de 300 sócios e todos os dias o clube é frequentado por mais de 100 pessoas. De há 15/20 anos para cá existem seis campos, depois de termos iniciado a atividade com três. Mais recentemente temos crescido bastante no padel, já com seis campos também. A tudo isto soma-se um campo de futebol”, descreve o professor numa rápida visita às instalações.

Os sócios são praticamente todos de Faro, com o remanescente a serem turistas que estão de férias no concelho – não estivéssemos nós a poucos minutos de distância do Aeroporto Internacional de Faro – mas também alunos da Universidade do Algarve, com o polo das Gambelas logo ao virar da esquina. “Normalmente são jovens que praticavam ténis nas suas localidades de origem e aqui têm possibilidade de dar continuidade à sua paixão por esta modalidade”, refere, confirmando igualmente que a maior parte dos associados frequentam o CTF simplesmente por lazer. Apesar disso, a equipa do clube é sobejamente conhecida pelos seus resultados de excelência nos campeonatos regionais e nacionais, tanto no ténis como no padel, para orgulho do entrevistado. “Todos os anos ganhamos títulos, o que só é possível graças ao muito trabalho e empenho destes atletas e dos seus treinadores. Normalmente é a partir dos 10 anos que os miúdos escolhem qual é a sua grande paixão, é o momento de se fazer a triagem daqueles que pretendem seguir o rumo da competição. Dos três aos 10 anos, a nossa maior preocupação é motivar os jovens para as boas práticas desportivas e para ocuparem os tempos livres de forma saudável e com muito exercício físico”, salienta.

Notícia Algarve Informativo

16 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Revista Algarve Informativo #144

15 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Future Portugal 2 é “evento desportivo de referência” em Faro

Future Portugal 2 é "evento desportivo de referência" em FaroJosé Rosa Nunes, Paulo Santos, Steven Piedade e Custódio Moreno num dos campos do Centro de Ténis de Faro

Com a participação de mais de 200 tenistas, oriundos de 40 países, o Faro Future Portugal 2 está de volta ao Centro de Ténis (CT) de Faro (Gambelas) para a sua 27ª edição, de 24 de fevereiro a 4 de março, com a inédita transmissão da final, em direto, na SportTV.

A contar para o ranking mundial ATP Tour e com um prize money de 15 mil dólares, “este é, sem dúvida, a grande referência de eventos desportivos” na capital algarvia, considera Paulo Santos, vice-presidente da autarquia farense em conferência de imprensa, esta quarta-feira.

No total serão 10 horas diárias de ténis consecutivamente ao longo de 12 dias, uma vez que haverá, nos dias 21, 22 e 23, um pré-qualifying do qual resultarão dois ‘Wild Cards’ para os jogadores que disputarem a final, sendo que o vencedor será colocado no quadro principal e o segundo classificado disputará a fase de qualificação.

“Há uma semana tínhamos cerca de 600 inscritos. Devido à afluência damos a oportunidade aos jogadores que ficam de fora de terem ainda a possibilidade de entrar no torneio oficial e, assim, acabamos por ter toda a gente a jogar”, explica José Rosa Nunes, presidente da Direção do CT Faro e fundador do torneio há 27 anos.

Nesta edição, Portugal é o país com maior representação (44 atletas), seguido de Espanha (43), França (19), Inglaterra (13), Brasil (12), Alemanha, Itália, Suiça e Holanda (10), numa competição que terá jogadores de países como a China, Japão e Austrália.

Destaque para Gonçalo Oliveira (203º do ranking mundial), natural do Porto mas a competir pelo CT Faro a nível nacional, o jogador que mais torneios ATP fez em 2017 ao disputar 45 provas em 52 semanas e que será primeiro cabeça de série no Faro Future Portugal 2, que terá também nos courts Frederico Gil (451º), entre outros nomes do ténis nacional e internacional.

Custódio Moreno, diretor regional do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), e Steven Piedade, presidente da Junta de Freguesia de Montenegro, também marcaram presença na conferência de imprensa e enalteceram a importância do torneio para a região.

A “prova de referência no ténis algarvio”, para o presidente, é “a cereja em cima do bolo”, para o diretor regional: “Estamos em fevereiro e o Algarve, em termos desportivos, não é só sol e praia e turismo. Temos a Volta ao Algarve, o Crosse das Amendoeiras em Flor e a Algarve Cup“, destacou Custódio Moreno.

O Faro Future é o principal dos três ‘futures’ que se jogam no Algarve entre fevereiro e março, com o primeiro a ter lugar em Vale do Lobo e o último a disputar-se em Loulé.

O torneio, que terá jogos diários das 9 às 19 horas, de entrada livre, é uma organização do CT Faro e da Junta de Freguesia de Montenegro e conta com o apoio da Câmara Municipal de Faro e do IPDJ.

Notícia Algarve Desporto

14 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Faro vai respirar ténis durante 12 dias

O Centro de Ténis de Faro e a Junta de Freguesia do Montenegro levam a cabo, de 24 de fevereiro a 4 de março, o 27.º «Faro Future Portugal 2», torneio com prize money de 15 mil dólares a contar para o ranking mundial do ATP Tour e que, pela primeira vez na sua história, terá a final transmitida em direto pelo Sport TV. A novidade foi dada por José Rosa Nunes, presidente da direção do Centro de Ténis de Faro e da Associação de Ténis do Algarve durante a conferência de imprensa que teve lugar na manhã do dia 14 de fevereiro.

Por estes dias vai-se jogar ténis ao mais alto nível na freguesia do Montenegro, com mais de 200 atletas de 40 nacionalidades, com Portugal (44) e Espanha (43) à cabeça, mas a ação arranca logo a 21 de fevereiro, com um Pré-Qualifying disputado pelos tenistas que não entrarem diretamente para o quadro de participantes. “Estes torneios «Future» foram criados por mim há 27 anos e houve uma altura em que até se realizaram os três eventos todos em Faro, mas a situação era impossível de manter por muito tempo. Felizmente foi possível dividir as provas por outros clubes do Algarve, repartindo-se, atualmente, por Vale do Lobo, Loulé e Faro”, explicou o Diretor da Prova, acrescentando que a etapa farense dos «Future Portugal» é a segunda a ter lugar neste périplo pela região algarvia. “A maioria dos jogadores vem apenas por duas semanas, inscrevendo-se nas duas primeiras ou nas duas últimas. Deste modo, Faro apanha com toda a gente, o que faz com que nem todos possam competir”, observou o professor.

José Rosa Nunes, Paulo Santos, Steven de Sousa Piedade e Custódio Moreno

De facto, o limite máximo num torneio «Future» definido pela International Tennis Federation é de 160 atletas, de acordo com o ranking mundial, número que rapidamente foi ultrapassado, pelo que o Centro de Ténis de Faro decidiu criar um Pré-Qualifying que atribuirá dois wild cards, um para o quadro principal, outro para o Qualifying. “É uma oportunidade inclusive para aqueles que, entretanto, já foram eliminados do torneio de Vale do Lobo. Serão 12 dias importantes para o ténis nacional, para o Centro de Ténis de Faro e para a economia local”, antevê José Rosa Nunes.

A garantir que tudo corra pelo melhor está um staff de 20 pessoas, onde se incluem um juiz árbitro internacional Silver Badge e seis árbitros internacionais White Badge, mas também um médico e um fisioterapeuta, dois condutores para transportarem os atletas do hotel para o recinto desportivo e até dois seguranças, uma nova realidade em relação aos anos anteriores. “Teremos uma zona reservada para os jogadores no primeiro andar do clube, devido ao crescente perigo de aliciamento dos atletas em virtude das apostas online”, justificou, antes de realçar novamente a grande novidade da 27.ª edição do Faro Future Portugal 2, a transmissão em direto da final pela Sport TV, graças ao patrocínio da Câmara Municipal de Faro.

Quanto aos tenistas, José Rosa Nunes destacou o primeiro cabeça de série, Gonçalo Oliveira, natural do Porto mas que faz questão de competir pelas cores do Centro de Ténis de Faro. “É o jogador que mais torneios ATP fez em 2017, mais de 40, nunca se lesionou. Tem uma caravana e passa a vida a viajar de prova em prova, juntamente com o pai. É um dos nossos melhores tenistas da atualidade, joga em Challengers e está no número 203 do ranking mundial”, sublinhou o Diretor da Prova, aproveitando igualmente para agradecer o apoio da Junta de Freguesia do Montenegro e da Câmara Municipal de Faro, bem como do Instituto Português do Desporto e Juventude. “Estamos preparados para receber seja quem for e para mostrar o que há de melhor em Faro, nomeadamente em termos de ténis”, concluiu o presidente da Direção do Centro de Ténis de Faro.

A Junta de Freguesia do Montenegro abraçou este projeto desde a primeira hora, por ser “uma mais-valia evidente para o território”, nas palavras do presidente Steven de Sousa Piedade. “Durante estes 12 dias vamos ter a restauração, hotelaria e demais serviços cheios e os visitantes terão oportunidade para conhecer a freguesia, a cidade e o concelho. A Junta colabora em tudo o que está ao seu alcance, tanto em termos monetários como logísticos, e estamos na presença de uma prova de referência, a nível regional e nacional”, indicou o autarca.

Por sua vez, Paulo Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Faro, confirmou que o «Faro Future Portugal 2» é o principal evento desportivo que tem lugar no concelho de forma contínua, sobretudo pela presença de diversos atletas internacionais, o que justifica, por si só, o apoio da edilidade. “O Município esteve sempre ao lado do Centro de Ténis de Faro, mesmo nos anos de maior crise em que não lhe foi possível apoiar em termos financeiros. Apesar disso, a organização sempre conseguiu manter o torneio de ténis com um elevado padrão de qualidade”, apontou, adiantando que a contratação da cobertura televisiva do evento é importante face aos desafios que se avizinham, nomeadamente o aumento do prize money para os 25 mil dólares a partir de 2019, por imposição da ITF. “O torneio merece ter ainda maior notoriedade e a presença da televisão aumentará a sua exposição a quem não tem possibilidade de assistir às partidas ao vivo”.

O desporto será, de acordo com Paulo Santos, uma das apostas fortes da autarquia farense no presente mandato, seja através dos apoios financeiros aos clubes e associações, com regras perfeitamente estabelecidas, seja da recuperação dos equipamentos desportivos do concelho, tanto os municipais como os pertencentes aos próprios clubes. Requalificação que aconteceu igualmente no espaço do Centro de Ténis de Faro, em 2017, ao abrigo do PRID – Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas, recordou Custódio Moreno, Diretor Regional do Instituto Português do Desporto e Juventude de Faro. “Organizar um evento desportivo qualquer pessoa consegue, manter a sua continuidade por muitos anos e com uma qualidade crescente como o «Faro Future Portugal 2» já não é para todos. E o Algarve não é apenas sol e praia, nem sequer é somente futebol. Em fevereiro temos a Volta ao Algarve em Bicicleta, o Cross das Amendoeiras em Flor de atletismo, a Algarve Cup de Futebol Feminino e o «Faro Future Portugal 2», que é a cereja em cima do bolo. Maior diversidade é difícil”, rematou Custódio Moreno.

Texto: Daniel Pina | Fotografia: Daniel Pina

Notícia Algarve Informativo

Ténis: Mais de 200 jogadores de 40 países disputam Faro Future Portugal 2

Edgar Pires

Mais de 200 tenistas de 40 países vão disputar nos «courts» do Centro de Ténis de Faro (CTF), entre 24 de fevereiro e 4 de março, o 27.º Faro Future Portugal 2, cuja grande novidade passa pela transmissão da final em direto na SportTV.

O evento, com um «prize-money» de 15 mil dólares e cuja organização conjunta reúne CTF e junta de freguesia de Montenegro, com apoio da autarquia farense e do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ), foi apresentado na quarta-feira, na sede do CTF.

José Rosa Nunes, o diretor do CTF, que organiza a prova há 27 anos, destacou que este é o principal torneio de um circuito de três futures que se realizam no Algarve entre fevereiro e março, arrancando com Vale do Lobo e terminando em Loulé.

“Como o nosso torneio é o do meio, os tenistas que vêm ao Algarve e nunca disputam mais de duas provas escolhem sempre este e outro”, disse o responsável, salientando que mais de 600 tenistas se mostraram interessados em competir na capital algarvia.

A quantidade elevada de atletas presentes obrigou o Centro de Ténis de Faro a organizar um pré-qualifying, de 21 a 23 de fevereiro, que garante dois «wild-cards» para os finalistas: o vencedor jogará o quadro principal e o finalista vencido a fase de qualificação normal.

No total, durante 12 dias, mais de 200 jogadores vão passar pela capital algarvia, enchendo restaurantes e hotéis do concelho. “Este torneio foi e sempre será importante para ajudar a economia local”, sustentou José Rosa Nunes.

Pela primeira vez, de resto, o número de jogadores portugueses (44) suplanta o de espanhóis (43), com destaque para os três lusos com acesso direto ao quadro principal: Gonçalo Oliveira, 203.º do «ranking» mundial e primeiro cabeça de série, Frederico Silva (369.º) e o antigo n.º 1 português Fred Gil (451.º).

“Gonçalo Oliveira é um grande amigo nosso – apesar de ser do Porto, compete pela nossa equipa nos campeonatos nacionais e faz sempre questão de vir a este torneio. Ele tem uma autocaravana e percorre a Europa a competir: em 2017, disputou 45 provas em 52 semanas!”, destacou José Rosa Nunes.

José Rosa Nunes mostra lista de inscritos

França, Inglaterra, Brasil, Alemanha, Itália, Suíça, Holanda são outras das nações mais representadas, mas a lista de inscritos conta também com tenistas de Japão, China e Austrália.

Entre as novidades deste ano, o responsável realçou o facto de os jogadores terem um espaço reservado para si – com seguranças à porta – para evitar o “constante aliciamento” que os tenistas têm sofrido, nos últimos anos, de indivíduos interessados em apostas online.

De resto, a transmissão televisiva em direto da final – dia 4 de março, às 15:00 horas -, assegurada com o apoio da autarquia, que negociou com a SportTV, é o grande destaque deste ano.

“O nosso torneio é conhecido no Algarve, mas não tanto pelo país. É uma forma de chamar mais patrocinadores”, disse José Rosa Nunes, lembrando que, no próximo ano, as regras da Federação Internacional de Ténis vão impor o crescimento do «prize-money» para 25 mil dólares.

“Só passará a contar para o «ranking» internacional a partir desse nível de prémios monetários. E não queremos fugir a esse desafio”, sublinhou o presidente do Centro de Ténis de Faro.

Paulo Santos, vice-presidente da Câmara de Faro, Steven Piedade, presidente da junta de freguesia de Montenegro, e Custódio Moreno, delegado regional do IPDJ, estiveram presentes na conferência de imprensa, salientando a importância da prova no contexto desportivo regional.

Notícia Região Sul

7 DE FEVEREIRO 27º TORNEIO INTERNACIONAL DE TÉNIS “FARO FUTURE – PORTUGAL 2”

Conferência de Imprensa “FARO FUTURE PORTUGAL 2”

Vimos convidar toda a comunicação social para a apresentação do torneio internacional de ténis “Faro Future Portugal 2”.

Será às 12H00 do dia 14 de Fevereiro no Centro de Ténis de Faro, nas Gambelas, junto à Universidade do Algarve.

Este torneio vai decorrer no Centro de Ténis de Faro de 24 fevereiro a 04 de março, tem um prize money de 15 mil dólares, conta para o ranking mundial ATP Tour, tendo a participação de 200 jogadores de ténis, em representação de mais de 30 países.

O torneio “Faro Future Portugal 2” que já vai no seu 27º ano consecutivo tem como patrocinadores principais, a Câmara Municipal de Faro, Junta de Freguesia do Montenegro, Garrafeira Soares, Frangaria, Rialgarve, Hotel Baltum, Crédito Agrícola, Optimax, Decathlon, Artengo, GFI, Fiaal e FPT.

GABINETE DE IMPRENSA DO FARO FUTURES PORTUGAL 2

José Rosa Nunes (917 520 283 – 289 817 877 – centro@tenisfaro.com )

Facebook

Os nossos campos

6 Campos Ténis (2 cobertos), 7 Padel (3 cobertos) e 1 Padbol, todos com iluminação artificial.