12º Faro Ladies Open 2023
Gabinete de Imprensa do BoConcept Faro Ladies Open
PRESS OFFICER: Gaspar Ribeiro Lança (919 898 838)
Fotografias: https://www.flickr.com/photos/raquetc/albums
Créditos: Gaspar Ribeiro Lança/Raquetc
BoConcept Faro Ladies Open 2023
21 anos depois, o circuito mundial feminino regressa à capital do Algarve com a 12.ª edição do BoConcept Faro Ladies Open. Organizado pelo Centro de Ténis e Padel de Faro com os apoios da Câmara Municipal de Faro e da Federação Portuguesa de Ténis entre os dias 15 e 22 de outubro, o torneio pertence à categoria de 25.000 dólares e conta com o Raquetc como media partner.
📸 Fotografias: 16 out | 17 out | 18 out | 19 out | 20 out | 21 out | 22 out
Harmony Tan volta a sorrir e conquista o BoConcept Faro Ladies Open
FARO — Dois anos depois, a francesa Harmony Tan voltou a encontrar a felicidade no Algarve e sagrou-se, na manhã deste domingo, campeã do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que o Centro de Ténis e Padel de Faro organizou, pela primeira vez desde 2002, com os importantes apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro.
Transferida para os courts cobertos devido à chuva, a final 100% francesa viu Harmony Tan (atual 275.ª WTA e ex-90.ª) derrotar Manon Leonard (439.ª) por claros 6-0 e 6-2.
O encontro deste domingo foi de sentido único, pois Tan foi rápida a identificar o ponto fraco da compatriota e explorou desde muito cedo a dificuldade de Leonard em bater a pancada de direita quando pressionada com bolas altas. Com um estilo de jogo semelhante, mas dotada de mais recursos, a mais velha e titulada das duas tenistas gaulesas nunca sentiu dificuldades e venceu em apernas 1h17.
“Estou extremamente feliz por voltar a ganhar um título e por conseguir fazê-lo novamente em Portugal. Gosto sempre muito de jogar aqui e já é o terceiro torneio que ganho no vosso país”, contou com um enorme sorriso logo após a final.
“Foi uma semana com condições muito difíceis porque para além da chuva tivemos sempre muito vento. Hoje tornou-se mais fácil porque conseguimos jogar no campo coberto e concentrei-me em fazer o meu jogo. Não é fácil defrontá-la porque não tem o ténis típico das outras raparigas. Faz muitos slices, varia muito, é como eu (risos) e precisei de estar sempre muito focada e preparada para tudo”, acrescentou Tan, que confirmou a estratégia de “investir muito na direita dela porque era bastante pior do que a esquerda.”
Esta foi a segunda final 100% francesa a acontecer no Centro de Ténis e Padel de Faro em 2023. Em fevereiro, Lucas Poullain impôs-se contra o compatriota Timo Legout por 7-6(5) e 6-2 para vencer o Faro Open masculino.
Harmony Tan já não conquistava um título de singulares há exatamente dois anos, quando se sagrou campeã do Loulé Open em outubro de 2021. Quatro anos antes já tinha ganho um torneio em Óbidos. Para além destas, também jogou a final de um ITF de 60.000 dólares nas Caldas da Rainha em setembro de 2021.
Com nove troféus de campeã no currículo, a parisiense voltará ao top 250 no final do mês, uma subida de cerca de 30 lugares que lhe permitirá manter vivo o objetivo para o final da época: “Quero estar dentro do cut para o qualifying do Australian Open. Tenho até ao início de dezembro para continuar a pontuar, por isso ainda há tempo. Agora vou para Loulé e sei que ainda vão ter mais torneios em Portugal [em Lousada], por isso talvez volte cá.”
Esta foi a 12.ª edição do BoConcept Faro Ladies Open, que aconteceu ininterruptamente entre 1992 e 2002 e regressou em 2023. O torneio masculino acontece anualmente desde 1994, pelo que são já 34 os torneios internacionais organizados pelo Centro de Ténis e Padel de Faro, que voltará ao calendário do circuito internacional já no primeiro trimestre de 2024.
Nadiya Kolb termina jornada quádrupla como campeã de pares ao lado da irmã no BoConcept Faro Ladies Open
FARO — Nadiya Kolb sorriu por último numa jornada quádrupla e ao lado da irmã Maryna Kolb conquistou o título de pares no BoConcept Faro Ladies Open, o torneio internacional de 25.000 dólares que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro, e que termina no domingo com uma final francesa entre Harmony Tan e Manon Leonard.
As duas tenistas ucranianas encerraram um longo dia com uma vitória por 6-4 e 6-3 sobre a letã Diana Marcinkevica e a grega Sapfo Sakellaridi (primeiras cabeças de série) na final, que tinha sido adiada para domingo, mas em concordância com as protagonistas voltou a ser marcada para a tarde deste sábado por causa das previsões meteorológicas.
Este foi o terceiro encontro de pares disputado pelas irmãs Kolb este sábado: antes, já tinham vencido Daria Khomutsianskaya e Evialina Laskevich por 1-6, 6-4 e 11-9 nos quartos de final e Eva Vedder e Stephanie Judith Visscher por 6-4 e 6-3 nas meias-finais.
A final do BoConcept Faro Ladies Open esteve perto de contar com representação portuguesa, mas Matilde Jorge e a sueca Jacqueline Cabaj Awad — que no primeiro desafio do dia venceram Nicole Gadient e Manon Leonard por 6-1 e 6-1 em apenas 46 minutos — cederam no match tie-break, por 6-3, 3-6 e 10-6, para a dupla que se sagrou vice-campeã.
As três vitórias e consequente título na variante de pares ao lado da irmã permitiram a Nadiya Kolb terminar a sorrir um dia que começou com uma derrota em singulares: vinda da fase de qualificação, a tenista de 30 anos (atualmente na 763.ª posição do ranking individual) não teve argumentos para contrariar Manon Leonard (439.ª) e viu a francesa agarrar o primeiro lugar na decisão com uma vitória autoritária por 6-2 e 6-2 em 78 minutos.
A 12.ª edição do BoConcept Faro Ladies Open — primeira desde 2002 — terminará no domingo com uma final de singulares 100% francesa entre Manon Leonard e Harmony Tan (275.ª e ex-90.ª), que minutos depois seguiu os passos da compatriota com um triunfo igualmente autoritário por 6-1 e 6-3 sobre Nefisa Berberovic (385.ª).
Matilde Jorge derrotada nas meias-finais de pares do BoConcept Faro Ladies Open
FARO — A portuguesa Matilde Jorge foi travada à porta da final de pares do BoConcept Faro Ladies Open, que foi antecipada para este sábado — o dia em que originalmente aconteceria — numa tentativa de fugir ao mau tempo previsto para a derradeira jornada do torneio.
A disputar o segundo encontro do dia com a sueca Jacqueline Cabaj Awad (o primeiro foi resolvido em 46 minutos), a número dois portuguesa em singulares e em pares “caiu” no match tie-break perante as primeiras cabeças de série, Diana Marcinkevica e Sapfo Sakellaridi, pelos parciais de 6-3, 3-6 e 10-6 após 1h19.
Marcinkevica e Sakellaridi começaram o dia a derrotar Nefisa Berberovic e Iva Primorac por 6-4, 5-7 e 10-8 nos quartos de final e ainda voltarão à ação este sábado.
Isto porque a final de pares (inicialmente marcada para esta jornada, mas adiada para domingo na sequência do atraso causado pela chuva nos dias anteriores) foi reagendada, em concordância com as quatro finalistas, tendo em conta a chuva que é esperada no domingo.
Do outro lado da rede na decisão Diana Marcinkevica e Sapfo Sakellaridi discutirão o título com as ucranianas Maryna Kolb e Nadiya Kolb, quartas pré-designadas, que superaram as neerlandesas Eva Vedder e Stephanie Judith Visscher por 6-4 e 6-3.
Matilde Jorge arrasa e chega às meias-finais de pares do BoConcept Faro Ladies Open
46 minutos bastaram para a portuguesa Matilde Jorge e a sueca Jacqueline Cabaj Awad garantirem um lugar nas meias-finais de pares do BoConcept Faro Ladies Open, que ainda serão jogadas este sábado.
Dois dias depois da estreia vitoriosa, às custas de Sara Lança e Tilde Stromquist com os parciais de 6-3 e 6-1 em apenas 65 minutos, a portuguesa e a sueca foram ainda mais autoritárias e só precisaram de 46 minutos para assinarem os parciais de 6-1 e 6-1 contra a suíça Nicole Gadient e a francesa Manon Leonard, que começou o dia a preencher uma das vagas na final de singulares.
Para reservarem um lugar na decisão de pares, Matilde Jorge e Jacqueline Cabaj Awad terão de regressar à ação ainda este sábado e derrotar as vencedoras do duelo entre Diana Marcinkevica/Sapfo Sakellaridi (primeiras pré-designadas) com Nefisa Berberovic/Iva Primorac.
Harmony Tan completa final francesa no BoConcept Faro Ladies Open
FARO — Praticamente em simultâneo, Harmony Tan seguiu os passos da compatriota Manon Leonard e assegurou a vitória de uma tenista francesa na 12.ª edição do BoConcept Faro Ladies Open, mas primeira desde 2002. Em fevereiro, a etapa masculina do Centro de Ténis e Padel de Faro também foi ganha por um jogador francês.
Atualmente no 275.º posto de um ranking que já a viu atingir o 90.º lugar (foi em abril de 2022, alguns meses antes de brilhar em Wimbledon rumo à quarta ronda com uma vitória sobre Serena Williams para iniciar a campanha) a jogadora francesa confirmou o favoritismo e superou a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª) por 6-1 e 6-3.
Resolvida em 90 minutos, a meia-final teve contornos semelhantes à que se desenrolou em simultâneo no court adjacente: tal como Manon, também Tan imprime pouca velocidade na bola, mas o vasto arsenal e capacidade de variação quer do fundo do court, quer à rede permitiram-lhe aproveitar o desgaste físico de Berberovic — com um ténis mais físico e reto — para vencer em duas partidas.
Harmony Tan já conquistou dois títulos de singulares em Portugal (em Óbidos 2017 e Loulé 2021), mas tinha perdido as três meias-finais disputadas no nosso país em 2023: nos dois ITF de 40.000 dólares do Porto e no ITF de 100.000 dólares da Figueira da Foz.
De regresso a uma final em solo português, jogará a segunda decisão do ano (foi finalista de um W40 em Palma Rio, Espanha) em busca do primeiro título.
A vencedora do encontro entre Harmony Tan e Manon Leonard no domingo completará um ano de glória para os tenistas franceses no Centro de Ténis e Padel de Faro, pois Lucas Poullain sagrou-se campeão do Faro Open masculino no final de fevereiro.
Manon Leonard é a primeira finalista do BoConcept Faro Ladies Open
FARO — A francesa Manon Leonard (439.ª classificada no ranking WTA) agarrou a primeira vaga na final de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que assinala o regresso do circuito mundial feminino ao Centro de Ténis e Padel de Faro pela primeira vez desde 2002.
Numa meia-final de sentido único, a jovem de 22 anos levou a melhor contra a qualifier ucraniana Nadiya Kolb (763.ª) por claros 6-2 e 6-2 em apenas 1h18.
A realizar uma campanha irrepreensível na capital algarvia, Leonard começou a semana a afastar em três sets a primeira cabeça de série, Victoria Jimenez Kasintseva, mas o triunfo deste sábado foi o terceiro consecutivo em duas partidas.
Com muito toque de bola, a jovem gaulesa dominou do início ao fim frente a uma adversária oito anos mais velha e com mais dois encontros nas pernas, que não teve a capacidade física para resistir às constantes variações de ritmo (recorre muitas vezes ao slice quer com a esquerda, quer com a direita).
A final no BoConcept Faro Ladies Open será a sétima da carreira de Manon Leonard em singulares, mas a primeira desde que, em novembro de 2022, conquistou o útimo dos três ITF de 15.000 dólares que venceu nesse ano em Monastir, na Tunísia.
A decisão será discutida ou com a compatriota Harmony Tan (275.ª e ex-90.ª), ou com a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª).
BoConcept Faro Ladies Open
Matilde Jorge não atinge final em duplas
Matilde Jorge, com a sueca Jacqueline Cabaj Awad como parceira, não atingiu a final em duplas do BoConcept Faro Ladies Open.
No encontro das meias-finais, realizado horas depois dos quartos de final, Matilde Jorge e Jacqueline Cabaj Awad, dupla terceira cabeça de série, foram eliminadas pela letã Diana Marcinkevica e pela grega Sapfo Sakellaridi, par primeiro favorito, por 6-3, 3-6 e 10-6.
BoConcept Faro Ladies Open
Matilde Jorge e sueca Awad semifinalistas em duplas
Matilde Jorge e a sueca Jacqueline Cabaj Awad são semifinalistas em duplas, no W25 BoConcept Faro Ladies Open, que cumpre o penúltimo dia do torneio, neste sábado.
Dupla terceira cabeça de série, Matilde Jorge e Jacqueline Cabaj Awad não deram hipóteses à suíça Nicole Gadient e à francesa Manon Leonard e venceram, por duplo 6-1.
BoConcept Faro Ladies Open
Duplas Dias/Mesquita e Brito/Hurtado eliminadas
As duplas Teresa Franco Dias/Carolina Mesquita e Bárbara Brito/Paula Moreno Hurtado (Espanha) foram eliminadas, na primeira ronda do W25 BoConcept Faro Ladies Open.
Teresa Franco Dias e Carolina Mesquita consentiram 6-3 e 6-4 ao par segundo cabeça de série, constituído pelas neerlandesas Eva Vedder e Stephanie Visscher.
Bárbara Brito e Paula Hurtado encerraram a participação, depois de 6-0 e 6-2 impostos por Daria Khomutsianskaya e Evialina Laskevich.
Noticia site FPT
Harmony Tan resiste a jornada dupla e chega às meias-finais do BoConcept Faro Ladies Open
FARO — A francesa Harmony Tan apurou-se, na tarde desta sexta-feira, para as meias-finais de singulares do BoConcept Faro Ladies Open ao sobreviver a uma jornada dupla no Centro de Ténis e Padel de Faro. A ex-número 90 do ranking mundial feminino passou a ser a melhor classificada entre as “sobreviventes” na 12.ª edição do torneio internacional de 25.000 dólares que é organizado com os importantes apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro até 22 de outubro.
Atualmente no 275.º lugar do ranking WTA, Harmony Tan estava a perder por um set com a belga Amelie Van Impe (496.ª) quando o encontro foi interrompido por causa da chuva. Já esta sexta-feira, regressou e consumou a reviravolta com os parciais de 2-6, 6-3 e 6-2.
Na parte da tarde, a tenista que em abril de 2022 chegou ao 90.º posto da hierarquia mundial (meses depois surpreendeu Serena Williams e só parou na quarta ronda de Wimbledon) voltou a celebrar ao colocar um ponto final na campanha da qualifier Stephanie Judith Visscher (558.ª WTA), dos Países Baixos, por 6-3 e 6-4.
Aos 26 anos, Harmony Tan procura o nono título da carreira no circuito ITF, terceiro em Portugal e segundo na região algarvia, pois sagrou-se campeã em Loulé há exatamente dois anos (desde aí não voltou a conquistar um torneio).
A próxima adversária da parisiense será Nefisa Berberovic. Tal como ela, também a bósnia (número 385 mundial) precisou de lutar muito para sobreviver à jornada desta sexta-feira: primeiro ao eliminar a segunda cabeça de série, Silvia Ambrosio (267.ª), noutro encontro que tinha sido interrompido na véspera, por 6-3, 3-6 e 7-6(3); e depois ao vencer Daria Khomutsianskaya (740.ª) por arrasadores 6-0 e 6-2 em apenas 59 minutos.
A outra meia-final colocará frente a frente a francesa Manon Leonard (439.ª) e a ucraniana Nadiya Kolb (763.ª).
Leonard iniciou a campanha a derrotar a cabeça de cartaz, Victoria Jimenez Kasintseva, e esta sexta-feira prolongou-a com um triunfo rápido (1h01) sobre a qualifier Anastasia Grechkina (1076.ª) por 6-1 e 6-1.
Kolb precisou de trabalhar mais, mas resistiu à croata Antonia Ruzic (269.ª) e com os parciais de 7-5, 1-6 e 7-5 assinados ao cabo de 2h11 eliminou a terceira cabeça de série e celebrou a quinta vitória da semana em Faro.
Na variante de pares foram eliminadas as três duplas que incluíam tenistas portuguesas, pelo que Matilde Jorge — apurada na véspera ao lado da sueca Jacqueline Cabaj Awad — será a única a discutir os quartos de final.
A algarvia Bárbara Brito e a espanhola Paula Moreno Hurtado perderam por 6-0 e 6-2 com Daria Khomutsianskaya e Evialina Laskevich, enquanto Amália Suciu (também do Algarve) e a irlandesa Beatrice Laura cederam por 6-0 e 6-0 com as quartas cabeças de série, Maryna Kolb e Nadiya Kolb.
A fechar o dia, Carolina Mesquita e Teresa Franco Dias ofereceram muita resistência, mas caíram perante Eva Vedder e Stephanie Judith Visscher — segundas candidatas ao título — por 6-3 e 6-4.
A jornada de sábado começará às 10 horas com as duas meias-finais de singulares a acontecerem em simultâneo. Não antes das 11 horas serão realizados os primeiros encontros dos quartos de final de pares, variante que será “dobrada” ao início da tarde de forma a serem apuradas todas as finalistas deste BoConcept Faro Ladies Open.
BoConcept Faro Ladies Open
Amália Suciu infeliz na variante de pares
Amália Suciu, em parceria com a irlandesa Beatrice Laura Pirtac, não foi feliz na variante de pares, no BoConcept Faro Ladies Open, prova da série W25.
Na primeira ronda, Amália Suciu, de 16 anos, e a irlandesa Beatrice Laura Pirtac foram afastadas pelas ucranianas Maryna Kolb e Nadiya Kolb, par quarto cabeça de série, por duplo 6-0.
Noticia site FPT
Matilde Jorge nos quartos de final de pares do BoConcept Faro Ladies Open
FARO — A portuguesa Matilde Jorge e a sueca Jacqueline Cabaj Awad preencheram a primeira vaga nos quartos de final de pares do BoConcept Faro Ladies Open ao vencerem o único encontro da variante que foi possível terminar na jornada desta quinta-feira, encurtada pela chuva torrencial que chegou à capital algarvia na parte da tarde.
A atuar com uma parceira que não a irmã mais velha (Francisca Jorge optou por descansar esta semana antes de viajar para Glasgow, na Escócia) pela primeira vez desde fevereiro, a jovem portuguesa de apenas 19 anos iniciou a inédita parceria com a sueca, oito anos mais velha, com uma vitória por 6-3 e 6-1 contra Sara Lança e Tilde Stromquist — outra dupla luso-sueca — num encontro que começou nos courts exteriores e foi concluído nos interiores.
Terceiras cabeças de série, Matilde Jorge e Jacqueline Cabaj Awad medirão forças nos quartos de final, que só serão disputados no sábado, com as vencedoras do encontro entre Gyeong Seo Lee/Claudia Martinez Solis e Nicole Gadient/Manon Leonard.
Para além do encontro ganho por Jorge e Awad, houve outro a começar e as primeiras cabeças de série, Diana Marcinkevica e Sapfo Sakellaridi, estavam encaminhadas para a vitória (lideravam por 6-2) contra Weronika Jasmina Forys e Valeriia Olianovskaia. No entanto, a chuva acabou por ditar a interrupção mesmo após a transferência para os campos cobertos.
Antonia Ruzic entre as primeiras apuradas para os quartos de final do BoConcept Faro Ladies Open
FARO — Antonia Ruzic resistiu a um dia muito difícil e tornou-se numa das seis jogadoras que, esta quinta-feira, conseguiram assegurar um lugar nos quartos de final de singulares do BoConcept Faro Ladies Open. Os restantes dois encontros já estavam a decorrer quando a chuva ditou o adiamento para sexta-feira, mas antes a portuguesa Matilde Jorge ainda não conseguiu inscrever o nome nos quartos de final de pares.
A jovem croata de apenas 20 anos (número 269 mundial) precisou de 2h29, mas foi capaz de desenvencilhar-se da bielorrussa Evialina Laskevich (dois anos mais nova e 733.ª posicionada no ranking WTA) com os parciais de 6-2, 2-6 e 7-5 numa jornada marcada por condições muito difíceis devido às fortes rajadas de vento desde os primeiros minutos.
Dest forma, Ruzic confirmou o estatuto de terceira cabeça de série e tornou-se, para já, na única jogadora deste grupo a inscrever o nome nos quartos de final do torneio de Faro.
As outras duas jogadoras que ainda o podem fazer terão, para isso, de anular desvantagens quando retomarem os encontros na sexta-feira (que será sinónimo de jornada dupla), pois a chuva chegou quando Silvia Ambrosio (segunda cabeça de série) perdia por 6-3 e 1-0 — já com um break — frente à bósnia Nefisa Berberovic e, ao mesmo tempo, Harmony Tan (quarta favorita) estava em desvantagem por 6-2 e 3-3 perante a belga Amelie Van Impe.
Dos restantes encontros concluídos esta quinta-feira saíram como vencedoras a francesa Manon Leonard (439.ª), que na véspera eliminara a primeira favorita, Victoria Jimenez Kasintseva, e nesta jornada prolongou a campanha ao superar a britânica Emillie Lindh Gallagher (648.ª) por 6-4 e 7-5, e quatro tenistas que iniciaram a participação no torneio no qualifying — três delas ao afastarem cabeças de série.
A bielorrussa Anastasiia Grechkina (de apenas 17 anos e número 1076 mundial) surpreendeu a grega Sapfo Sakellaridi (279.ª e sexta candidata ao título) por 6-3 e 6-2; a compatriota Daria Khomutsianskaya (740.ª), dois anos mais velha, levou a melhor sobre a chinesa Xinyu Gao (277.ª e sétima cabeça de série), lesionada no joelho, por 6-0 e 6-3; e a ucraniana Nadiya Kolb (763.ª) surpreendeu a neerlandesa Eva Vedder (314.ª e oitava pré-designada) com os parciais de 6-3 e 7-5.
Na sexta-feira, os dois encontros da segunda ronda de singulares serão retomados a partir das 10 horas e os quartos de final começarão logo de seguida. A jornada será dupla para muitas jogadoras em singulares e ficará concluída com os sete encontros em falta relativos à ronda inaugural da variante de pares.
BoConcept Faro Ladies Open
Matilde Jorge nos quartos de final em duplas
Matilde Jorge, que forma o par terceiro cabeça de série com a sueca Jacqueline Cabaj Awad, está nos quartos de final em duplas, no BoConcept Faro Ladies Open, torneio da série W25.
No encontro da ronda um, Matilde Jorge e Jacqueline Cabaj Awad impuseram-se a Sara Lança e à sueca Tilde Stromquist, por 6-3 e 6-1.
Este confronto encerrou o programa desta quinta-feira, por causa do mau tempo.
Noticia site FPT
Ex-top 100 elimina Ana Filipa Santos e deixa BoConcept Faro Ladies Open sem portuguesas nos singulares
FARO — Tal como no The Campus Carby Volkswagen Ladies Open, há uma semana, também no BoConcept Faro Ladies Open desta semana a participação portuguesa no quadro principal de singulares terminou na primeira ronda, pois Ana Filipa Santos foi travada por uma ex-top 100 mundial na reta final da jornada desta quarta-feira, atrasada pela chuva matutina e concluída já com iluminação artificial.
Recém-regressada de uma pausa de sensivelmente um ano por causa de uma grave lesão, a jogadora de Santiago do Cacém foi a última de quatro portuguesas a entrar em ação. Apesar de ter apresentado resistência, a portuguesa de 27 anos não teve soluções para surpreender Harmony Tan — francesa que já esteve no 90.º posto do ranking WTA (em abril de 2022) e que atualmente ocupa o 275.º — e perdeu pelos parciais de 6-3 e 6-2 com a quarta cabeça de série.
Inicialmente, o encontro estava agendado para as 10 horas. No entanto, a chuva que deu origem a um atraso de cerca de duas horas e que impossibilitou a utilização de um dos campos do Centro de Ténis e Padel de Faro fez com que Santos e Tan já só entrassem no court central com o pôr do sol a aproximar-se e a iluminação artificial já a facilitar a conclusão do programa (entretanto sem os encontros de pares, novamente adiados).
O começo do encontro foi promissor para a jovem portuguesa, que assinou a primeira quebra de serviço do duelo e chegou a liderar por 3-1. No entanto, Tan conseguiu adaptar-se rapidamente às condições de jogo, reduziu o número de erros não forçados e venceu cinco jogos consecutivos para tomar as rédeas do duelo. Uma vez na frente, a francesa — que há dois anos venceu um torneio desta categoria em Loulé — já não olhou para trás e resolveu o confronto com dois breaks sem resposta durante a segunda partida.
Ana Filipa Santos foi a quarta portuguesa a entrar em jogo no quadro principal de singulares e conheceu o mesmo desfecho que as compatriotas: Milla Sequeira ainda na terça-feira, Amália Suciu — que jogou pela primeira vez o quadro principal de singulares de um torneio do circuito mundial — e Matilde Jorge (perdeu um braço de ferro de três sets e 2h51) já esta quarta-feira.
Assim, as esperanças portuguesas ficam restritas à variante de pares, que ainda não começou: por causa da chuva, os primeiros encontros foram adiados de terça para quarta-feira e nesta jornada voltou a não ser possível levá-los avante.
Matilde Jorge derrotada em batalha de três horas no BoConcept Faro Ladies Open
FARO — A portuguesa Matilde Jorge (551.ª classificada no ranking WTA) despediu-se esta quarta-feira do quadro de singulares do BoConcept Faro Ladies Open com uma derrota na primeira ronda.
Com entrada direta no ITF de 25.000 dólares organizado pelo Centro de Ténis e Padel de Faro, a segunda melhor tenista portuguesa da atualidade perdeu por 6-4, 4-6 e 6-4 com a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª) ao cabo de 2h51.
Num encontro de várias oportunidades para ambas, a jovem lusa de apenas 19 anos recuperou bem de um primeiro parcial que deixou escapar na reta final, já depois de recuperar do break de atraso, e levou a decisão para o terceiro set. Apesar das dificuldades na pancada de serviço, Jorge ainda liderou por 2-0 no parcial decisivo e sonhou com a vitória, mas Berferovic nunca baixou os braços e impediu-a de seguir para a segunda ronda.
A derrota de Matilde Jorge seguiu-se às de Amália Suciu e Milla Sequeira, esta na véspera, e deixou Ana Filipa Santos como a única representante portuguesa ainda em prova no quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open (defronta esta quarta-feira a francesa Harmony Tan), isto porque Angelina Voloshchuk foi substituída pela lucky loser Lucia Llinares Domingo.
Amália Suciu eliminada do BoConcept Faro Ladies Open na estreia em quadros principais
FARO — A jovem algarvia Amália Suciu estreou-se esta quarta-feira em quadros principais de singulares do circuito profissional com uma derrota perante uma das cabeças de série do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares para o qual recebeu um wild card.
A tenista de apenas 16 anos cedeu pelos parciais de 6-0 e 6-4 para a grega Sapfo Sakellaridi (279.ª WTA e sexta cabeça de série) ao cabo de 1h20.
A jogar pela primeira vez a este nível, Suciu não conseguiu adaptar-se ao ténis de Sakellaridi e sentiu muitas dificuldades durante a primeira partida. Depois de sacudir os nervos, a algarvia aproveitou alguns erros da adversária no arranque da segunda, fez o primeiro break e chegou a liderar por 3-2, fase em que a grega voltou a impôr-se para não deixar escapar o encontro.
Amália Suciu foi a primeira tenista portuguesa a entrar em ação esta quarta-feira, uma jornada que, tal como a anterior, sofrer um atraso de cerca de duas horas por causa da chuva. Matilde Jorge e Ana Filipa Santos ainda irão a jogo, sendo as últimas representantes no quadro principal (Milla Sequeira foi derrotada na terça-feira).
BoConcept Faro Ladies Open sem portuguesas no quadro principal
Competição fica também a primeira cabeça de série no quadro de singulares
As portuguesas Matilde Jorge, Ana Filipa Santos e Amália Suciu não conseguiram prolongar a representação lusa no quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, que ficou sem jogadoras “da casa” na ronda inaugural e que esta quarta-feira também se despediu da principal favorita, a andorrenha Victoria Jimenez Kasintseva.
Única portuguesa a ter entrada direta no quadro principal de singulares, Matilde Jorge (551.ª classificada no ranking WTA) foi a que esteve mais perto de inscrever o nome na segunda ronda. No entanto, a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª) acabou por confirmar o favoritismo em três partidas.
6-4, 4-6 e 6-4 foram os parciais da vitória para a tenista “visitante”, a última a sorrir num braço de ferro de 2h51 que viu a vimaranense de 19 anos quebrar primeiro na terceira partida e liderar por 2-0 antes de permitir a reviravolta.
Num encontro em que o serviço foi pouco decisivo de parte a parte, a atleta do Centro de Alto Rendimento da Federação Portuguesa de Ténis reagiu bem à perda do parcial inaugural e manteve-se na luta. Mas uma vez na frente revelou alguma pressa que resultou numa perda de discernimento e viu fugir-lhe aquela que seria a oitava vitória do ano frente a uma adversária mais cotada.
Antes de Matilde Jorge, Amália Suciu já tinha concluído a participação no torneio.
A disputar pela primeira vez o quadro principal de singulares de um torneio do circuito mundial, segundo Gabinete de Imprensa da competição, a algarvia de 16 anos acusou o nervosismo durante a primeira partida, mas aproveitou a segunda para “soltar o braço” e não só deu luta, como ainda liderou por um break antes de perder por 6-0 e 6-4 com a grega Sapfo Sakellaridi (279.ª WTA), sexta cabeça de série.
“Demorei muito tempo a habituar-me porque nunca tinha defrontado uma jogadora tão bem rankeada. No primeiro set não consegui entrar no jogo e só no segundo é que comecei a sentir melhor a bola. Ela também falhou um pouco no início e eu aproveitei para ir para cima dela e tentar meter-lhe alguma pressão para comandar, mas depois a experiência dela veio ao de cima e jogou muito bem”, explicou no final a tenista de apenas 16 anos, que só começou a jogar ténis aos 10.
Muito agradecida à organização pela oportunidade inédita que lhe foi proporcionada, Amália Suciu apontou “a postura nos pontos importantes, porque sabem exatamente o que é que vão fazer” e a “velocidade que lhes permite colocar sempre muito bem a bola” como as maiores diferenças que sentiu comparando o nível da adversária, na estreia em quadros principais, com as experiências anteriores, em quadros de qualificação e também nos torneios dos circuitos júnior e juvenil.
Frente a frente com uma adversária que já esteve no top 100 mundial (90.ª em abril de 2022) e que atingiu um nível de popularidade mundial ao surpreender Serena Williams na primeira ronda de Wimbledon — só parou na quarta — nesse mesmo ano, a jogadora de Santiago do Cacém, recém-regressada de uma grave lesão que a afastou da competição durante um ano, apresentou alguma resistência e teve um início promissor, ao assinar o primeiro break, mas não teve soluções suficientes para carimbar aquela que seria a sua maior vitória até hoje.
Concluída a participação no quadro principal de singulares, restará às jogadoras portuguesas lutarem por boas campanhas na variante de pares.
Entre as cinco que estão no quadro, pelo menos uma chegará aos quartos de final, pois Matilde Jorge e a sueca Jacqueline Cabaj Awad (terceiras pré-designadas) terão pela frente Sara Lança e Tilde Stromquist, outra sueca.
Carolina Mesquita e Teresa Franco Dias, única dupla 100% lusa
A algarvia Bárbara Brito, atualmente a resistir nas Caldas da Rainha, forma parceria com a espanhola Paula Moreno Hurtado e enfrentará Daria Khomutsianskaya e Evialina Laskevich, enquanto Carolina Mesquita e Teresa Franco Dias formam a única parceria 100% lusa e terão de desafiar as segundas candidatas ao título, Eva Vedder e Stephanie Judith Visscher.
Sobre os acontecimentos desta quarta-feira há ainda a apontar a eliminação de Victoria Jimenez Kasintseva.
A jovem andorrenha de apenas 18 anos chegou ao Centro de Ténis e Padel de Faro como a primeira cabeça de série, mas deixou visíveis as dificuldades que tem sentido ao longo dos últimos meses (uma grave lesão no tornozelo esquerdo e a dificuldade na adaptação ao circuito principal “atiraram-na” do 121.º posto que ocupou em novembro de 2022 para o atual 252.º) e perdeu por 5-7, 6-2 e 6-3 com Manon Leonard.
O frente a frente com a francesa, quatro anos mais velha e número 439 mundial, tinha sido suspenso no dia anterior, devido à chuva, logo após a conclusão da segunda partida.
Jimenez Kasintseva tornou-se popular quando venceu o Australian Open de sub 18 e chegou número um mundial do mesmo escalão quando ainda só tinha 14 anos.
A derrota da maior figura do ténis no principado de Andorra deixou a italiana Silvia Ambrosio (267.ª WTA) como a tenista melhor classificada em prova na sequência da vitória por 6-4 e 6-3 sobre a qualifier sul-coreana Gyeong Seo Lee (818.ª) num dos últimos encontros da jornada.
A jornada de hoje, quinta-feira (19), tem o início agendado para as 10:00 horas e, se as condições meteorológicas o permitirem, dará a conhecer os nomes das quarto-finalistas quer em singulares, quer em pares.
BoConcept Faro Ladies Open
Ana Filipa Santos sem soluções para quarta favorita
Ana Filipa Santos não encontrou soluções para evitar que a quarta cabeça de série vencesse o encontro da ronda um do quadro principal de singulares do W25 BoConcept Faro Ladies Open.
Frente à francesa Harmony Tan, Ana Filipa Santos foi arredada da torneio em singulares, por 6-3 e 6-2, após uma hora e 13 minutos.
BoConcept Faro Ladies Open
Matilde Jorge sem êxito na abertura da prova individual
Matilde Jorge não teve sucesso na abertura do quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, que se realiza nos courts de superfície dura do Centro de Ténis de Faro, até domingo.
No encontro da ronda um, que se estendeu por duas horas e 51 minutos, Matilde Jorge consentiu o triunfo à bósnia e herzegovina Nefisa Berberovic, por 6-4, 4-6 e 6-4.
BoConcept Faro Ladies Open
Amália Suciu cede apesar de ter dado trabalho
Amália Suciu cedeu no encontro da ronda um do quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, apesar de ter dado trabalho à grega Sapfo Sakellaridi, na segunda partida.
De 16 anos, Amália Suciu chegou a estar a vencer por 3-2 e quebrou o serviço à adversária uma segunda vez, quando a grega serviu para a vitória no encontro, mas não evitou que Sapfo Sakellaridi, sexta cabeça de série, fechasse com 6-0 e 6-4.
As duas tenistas jogaram durante uma hora e 20 minutos.
Noticia site FPT
Milla Sequeira despede-se do BoConcept Faro Ladies Open
Jornada interrompida pela chuva.
Mau tempo adiou a maioria dos encontros para hoje.
A primeira tenista portuguesa a entrar em ação no quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open foi Milla Sequeira e acabou eliminada num dos três encontros que se concluíram ontem (terça-feira) uma jornada que começou e terminou com a depressão atmosférica Babet.
Após um atraso de sensivelmente duas horas, Milla Sequeira (sem ranking WTA) não foi capaz de contrariar o favoritismo de Anastasia Grechkina (1076.ª) e perdeu por 6-1 e 6-2 em 63 minutos.
Para além da jovem russa de apenas 17 anos, também a bielorrussa Evialina Laskevich (733.ª) e a neerlandesa Eva Vedder (314.ª e oitava cabeça de série) seguiram para a segunda ronda ao eliminarem, respetivamente, Diana Marcinkevica (373.ª) e Tilde Stromquist (1170.ª) em duas partidas.
Os restantes encontros foram perturbados pela chuva e acabaram adiados, nomeadamente o da wild card algarvia Amália Suciu, que assim jogará no mesmo dia que as compatriotas Matilde Jorge e Ana Filipa Santos.
Victoria Jimenez Kasintseva, a primeira cabeça de série fruto do 252.º posto no ranking mundial (já esteve no 121.º), tinha acabado de deixar escapar o segundo set (7-5 e 2-6) contra a francesa Manon Leonard (439.ª) quando a chuva interrompeu definitivamente o dia.
A jornada de hoje (quarta-feira) do BoConcept Faro Ladies Open começará pelas 10:00 horas e será cumprida com 13 encontros de singulares e oito de pares.
Recordamos que de 15 a 22 de outubro no Centro de Ténis e Padel de Faro, responsável pela organização com importantes apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro, decorre a 12.ª edição deste torneio.
BoConcept Faro Ladies Open
Estreia de Amália Suciu na prova adiada para quarta-feira
A estreia de Amália Suciu no BoConcept Faro Ladies Open, no Centro de Ténis de Faro, foi adiado para o final da manhã de quarta-feira.
Amália Suciu tinha encontro marcado com a grega Sapfo Sakellaridi nesta terça-feira, mas o embate foi transferido para o dia seguinte.
Matilde Jorge e Ana Filipa Santos realizam os primeiro encontros no quadro principal de singulares do torneio algarvio na quarta-feira.
Enquanto Matilde Jorge enfrenta a bósnia e herzegovina Nefier Berberovic, Ana Filipa Santos defronta a francesa Harmony Tan, quarta cabeça de série.
BoConcept Faro Ladies Open
Milla Sequeira sem argumentos na entrada
Milla Sequeira não teve argumentos para a qualifier Anastasia Grechkina, no encontro da ronda um do quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open.
Num encontro de uma hora e três minutos de duração, Milla Sequeira permitiu que Anastasia Grechkina avançasse, após 6-1 e 6-2.
No início da tarde desta terça-feira, Amália Suciu estreia-se no BoConcept Faro Ladies Open frente à grega Sapto Sakellaridi, sexta cabeça de série.
Noticia site FPT
Milla Sequeira despede-se do BoConcept Faro Ladies Open em jornada interrompida pela chuva
Milla Sequeira foi a primeira tenista portuguesa a entrar em ação no quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open e acabou eliminada num dos três encontros que se concluíram esta terça-feira, dia que começou e terminou com a depressão Babet. A 12.ª edição do torneio acontece de 15 a 22 de outubro no Centro de Ténis e Padel de Faro, responsável pela organização com importantes apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro.
Após um atraso de sensivelmente duas horas, Milla Sequeira (sem ranking WTA) não foi capaz de contrariar o favoritismo de Anastasia Grechkina (1076.ª) e perdeu por 6-1 e 6-2 em 63 minutos.
Para além da jovem russa de apenas 17 anos, também a bielorrussa Evialina Laskevich (733.ª) e a neerlandesa Eva Vedder (314.ª e oitava cabeça de série) seguiram para a segunda ronda ao eliminarem, respetivamente, Diana Marcinkevica (373.ª) e Tilde Stromquist (1170.ª) em duas partidas.
Os restantes encontros foram perturbados pela chuva e acabaram adiados, nomeadamente o da wild card algarvia Amália Suciu, que assim jogará no mesmo dia que as compatriotas Matilde Jorge e Ana Filipa Santos.
Victoria Jimenez Kasintseva, a primeira cabeça de série fruto do 252.º posto no ranking mundial (já esteve no 121.º), tinha acabado de deixar escapar o segundo set (7-5 e 2-6) contra a francesa Manon Leonard (439.ª) quando a chuva interrompeu definitivamente o dia.
A jornada de quarta-feira começará às 10 horas e será composta por 13 encontros de singulares e oito de pares.
BoConcept Faro Ladies Open
Ana F. Santos e Angelina Voloshchuk iniciam com favoritas
Ana Filipa Santos e Angelina Voloshchuk iniciam o quadro principal de singulares do W25 BoConcept Faro Ladies Open, no CT Faro, com pré-designadas.
No segundo torneio após prolongada ausência, Ana Filipa Santos joga a ronda um com a francesa Harmony Tan, quarta favorita, ao passo que Angelina Voloshchuk enfrenta a croata Antonia Ruzic, terceira cabeça de série.
Matilde Jorge tem como primeira oponente a bósnia e herzegovina Nefisa Berberovic e Milla Sequeira confronta a qualifier Anastasiia Grechkina.
BoConcept Faro Ladies Open
Sara Lança falha qualificação para quadro principal
Sara Lança falhou a qualificação para o quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, prova da série W25, a decorrer no Centro de Ténis de Faro.
Nas finais do qualifying, Sara Lança não evitou o triunfo da sul-coreana Gyeong Seo Lee, por 7-5 e 6-0.
Noticia site FPT
Depressão Babet adia o início de jornada no BoConcept Faro Ladies Open
A depressão Babet chegou ao Algarve e obrigou a um atraso de cerca de duas horas o início da terceira jornada do BoConcept Faro Ladies Open, o torneio internacional feminino que regressou ao Centro de Ténis e Padel de Faro pela primeira vez desde 2002.
A jornada desta terça-feira assinala o arranque dos quadros principais de singulares e pares e deveria ter começado às 10 horas, mas por causa do mau tempo só arrancará sensivelmente às 12 horas.
Quinteto luso com trajeto definido no quadro principal do BoConcept Faro Ladies Open
FARO — As cinco portuguesas confirmadas no quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open conheceram esta segunda-feira as primeiras adversárias na prova que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza pela 12.ª vez, mas primeira desde 2002, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro.
Matilde Jorge (551.ª WTA), que foi a única a obter entrada direta, terá pela frente a bósnia Nefisa Berberovic (385.ª) e se conseguir surpreender poderá discutir a segunda ronda com Silvia Ambrosio, italiana que é a segunda pré-designada fruto do 267.º posto na hierarquia.
Em relação às convidadas, três delas foram sorteadas contra cabeças de série: Angelina Voloshchuk (799.ª) tentará desafiar o favoritismo da croata Antonia Ruzic (269.ª), a terceira melhor cotada entre as inscritas; Ana Filipa Santos (atualmente sem classificação profissional na sequência da paragem de um ano devido a uma grave lesão) jogará contra a francesa Harmony Tan (275.ª e ex-90.ª), quarta; e Amália Suciu, algarvia de apenas 16 anos, enfrentará a grega Sapfo Sakellaridi, número 279 mundial e sexta candidata ao título.
Milla Sequeira entrará em ação frente a Anastasia Grechkina, a menos cotada das qualifiers.
BoConcept Faro Ladies Open
Carolina Mesquita e Catarina Silva eliminadas
Carolina Mesquita e Catarina Silva foram eliminadas no qualifying de singulares do BoConcept Faro Ladies Open.
Nos encontros da ronda um, Carolina Mesquita acabou por ceder duplo 6-1 à ucraniana Maryna Kolb e Catarina Silva foi afastada pela polaca Marcelina Podlinska, nona cabeça de série, por duplo 6-0.
BoConcept Faro Ladies Open
Maria Beatriz Teixeira assina vitória no qualifying
Maria Beatriz Teixeira assinou uma vitória, na ronda um do qualifying do W25 BoConcept Faro Ladies Open, no Centro de Ténis de Faro.
Frente à brasileira Giulia Pereira de Aguiar, Maria Beatriz Pereira inscreveu o nome na ronda doi, depois de 6-0, 4-6 e 11-9.
BoConcept Faro Ladies Open
Maria Garcia foi superior a Carla Tomai
Maria Garcia foi superior a Carla Tomai, no único encontro entre tenistas portuguesas da primeira eliminatória do BoConcept Faro Ladies Open, prova da série W25, do ITF Women’s World Tennis Tour.
Num embate de duas partidas, Maria Garcia eliminou Carla Tomai, por 6-2 e 6-0.
Noticia site FPT
Sara Lança travada com reviravolta no BoConcept Faro Ladies Open
FARO — Sara Lança foi eliminada à porta do quadro principal de singulares do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que o Centro de Ténis e Padel de Faro organiza pela 12.ª vez, mas primeira desde 2002, com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro.
Única a chegar à ronda de acesso, Sara Lança (1055.ª classificada no ranking WTA) começou bem e esteve a liderar por 5-2, só que sofreu uma reviravolta e viu a sul-coreana Gyeong Seo Lee (871.ª WTA) fugir no marcador para vencer com os parciais de 7-5 e 6-0.
Na véspera, a tenista do Barreiro tinha sido uma das três portuguesas a celebrar no dia inaugural do BoConcept Faro Ladies Open, a par de Maria Garcia e Beatriz Teixeira, mas foi a única a fazê-lo na segunda ronda (como cabeça de série ficou isenta da primeira) e depois as compatriotas cederam numa jornada dupla.
Para além de Lee, também Stephanie Judith Visscher (558.ª), Daria Lopatetska (714.ª), Nina Vargova (689.ª), Nadiya Kolb (763.ª), Daria Khomutsianskaya (740.ª), Tilde Stromquist (1170.ª) e Anastasia Grechkina (1076.ª) conseguiram o apuramento.
A derrota de Sara Lança deixou a representação portuguesa no quadro principal de singulares a cargo das cinco jogadoras que já estavam confirmadas: Matilde Jorge (551.ª WTA), que foi a única a obter entrada direta, e as wild cards Angelina Voloshchuk (799.ª), Ana Filipa Santos, Milla Sequeira e Amália Suciu.
Sara Lança na ronda de acesso ao quadro principal do BoConcept Faro Ladies Open
José Rasquinho
Sara Lança foi a única tenista portuguesa a inscrever o nome na terceira e última ronda do qualifying do BoConcept Faro Ladies Open, o ITF de 25.000 dólares que assinala o regresso do circuito mundial feminino à capital do Algarve pela primeira vez em 21 anos. O torneio é organizado pelo Centro de Ténis e Padel de Faro com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro entre os dias 15 e 22 de outubro.
Atualmente no 1055.º lugar do ranking WTA, Sara Lança ficou isenta da primeira ronda da fase de qualificação graças ao estatuto de 11.ª cabeça de série e na segunda ultrapassou a jovem russa Miroslava Medvedeva, de apenas 15 anos e sem classificação profissional, por 6-2 e 6-1.
A tenista do Barreiro era a melhor classificada e também a mais experiente das seis portuguesas em jogo neste primeiro dia do BoConcept Faro Ladies Open e tornou-se na única a inscrever o nome na eliminatória de acesso ao quadro principal.
Esse apuramento será discutido na segunda-feira, logo a partir das 10 horas, com Gyeong Seo Lee (871.ª WTA).
A sul-coreana entrou a ganhar no torneio graças aos parciais de 7-5 e 6-3 contra Maryna Kolb, ucraniana que na parte da manhã afastou Carolina Mesquita por 6-1 e 6-1 num encontro relativo à primeira ronda.
Para além de Sara Lança, outras duas representantes lusas celebraram vitórias no Centro de Ténis e Padel de Faro, mas acabaram por ser travadas nesta que foi uma jornada dupla para muitas.
A primeira foi Maria Garcia, atual campeã nacional de sub 18 e 1357.ª WTA, ao impor-se por 6-2 e 6-0 perante a compatriota Carla Tomai antes de ceder por 6-3 e 6-0 contra a segunda favorita, Daria Lopatetska (6-3 e 6-0).
A outra foi Maria Beatriz Teixeira, algarvia que na semana passada jogou pela primeira vez um quadro principal do circuito profissional (foi afastada na ronda inaugural do W40 no The Campus, Quinta do Lago) e que este domingo levou a melhor contra a brasileira Giulia Pereira de Aguiar por 6-0, 4-6 e 11-9 antes de perder por 6-0 e 6-0 com a quinta favorita, a ucraniana Nadiya Kolb (720.ª WTA).
A participação portuguesa no qualifying ficou completa com a wild card Catarina Silva. Com um bye na primeira ronda, a tenista de 27 anos estreou-se no circuito internacional com uma derrota por 6-0 e 6-0 frente à polaca Marcelina Podlinska, número 919 mundial e nona pré-designada desta fase.
O BoConcept Faro Ladies Open prossegue na segunda-feira a partir das 10 horas com os oito encontros que darão a conhecer os nomes das últimas apuradas para o quadro principal de singulares.
Este será também o dia em que as cinco portuguesas com participação confirmada — Matilde Jorge (553.ª WTA) e as wild cards Angelina Voloshchuk (795.ª), Ana Filipa Santos, Milla Sequeira e Amália Suciu — ficarão a conhecer as primeiras adversárias.
Ténis: BoConcept Faro Ladies Open regressa 21 anos depois
12.ª edição do torneio internacional feminino em Faro. Seis portuguesas em ação este domingo no qualifying do BoConcept Faro Ladies Open 2023.
O desejo antigo do Centro de Ténis e Padel de Faro passará a ser realidade este domingo, dia 15 de outubro, data em que assinala o regresso do circuito mundial feminino à capital algarvia pela primeira vez em 21 anos.
O BoConcept Faro Ladies Open é organizado com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro, decorre a partir de hoje (15) e encerra a 22 de outubro, integra a categoria W25 (com 25.000 dólares de prémios monetários) do ITF World Tennis Tour e é pontuável para o ranking WTA.
Note-se que o ténis feminino faz parte da história do Centro de Ténis e Padel de Faro, pois foi com o Faro Ladies Open que o clube se estreou, em 1992, na organização de provas pontuáveis para os rankings profissionais.
O torneio feminino realizou-se entre 1992 e 2002 e o masculino acontece ininterruptamente desde 1994, o que faz com que este seja o torneio internacional e profissional há mais tempo em atividade em Portugal.
De regresso após um interregno de 21 anos, o BoConcept Faro Ladies Open começou às 09h30 de hoje com os encontros do qualifying.
Entre as 38 participantes desta fase, a melhor classificada é Stephanie Judith Visscher, dos Países Baixos e número 559 mundial.
A comitiva portuguesa é composta por seis jogadoras, duas delas com ranking profissional: Sara Lança, número 1055 mundial, é a 11.ª cabeça de série e ficou isenta da ronda inaugural, tendo encontro marcado na seguinte com Miroslava Medvedeva; Maria Garcia é a atual campeã nacional de sub 18, está no 1357.º posto da hierarquia mundial e iniciará a campanha com a compatriota Carla Tomai.
Os quadros principais do BoConcept Faro Ladies Open só serão sorteados amanhã, segunda-feira, mas em singulares sabe-se que a principal candidata ao título será Victoria Jimenez Kasintseva.
A jovem de Andorra tem apenas 18 anos e está no 249.º lugar do ranking WTA, tendo chegado a ser 121.ª em novembro de 2022, poucas semanas depois de ter conquistado em Loulé um outro torneio de 25.000 dólares. A prodígio andorrense venceu o Australian Open de sub 18 e chegou a número um mundial do mesmo escalão quando ainda tinha 14 anos.
A segunda melhor classificada na lista de inscritas é Harmony Tan (269.ª). Curiosamente, a francesa de 26 anos venceu a edição anterior da referida prova louletana, precisamente o mais recente dos oito troféus ganhos no circuito ITF.
No entanto, foi depois dessa campanha que viveu a melhor fase da carreira, pois em abril de 2022 chegou ao 90.º lugar do ranking mundial e dois meses depois alcançou a fama mundial ao surpreender Serena Williams na primeira ronda de Wimbledon, onde chegou à quarta eliminatória.
A número um nacional, Francisca Jorge, optou por não competir esta semana, pelo que a irmã mais nova, Matilde Jorge, será a melhor tenista portuguesa em prova no BoConcept Ladies Open.
A jovem vimaranense de 19 anos está no 553.º lugar do ranking, obteve entrada direta no quadro principal e entretanto recebeu a companhia de quatro compatriotas, todas com wild cards: Angelina Voloshchuk, de apenas 16 anos (mas já campeã nacional de sub 18) e número 795 mundial, Ana Filipa Santos, Milla Sequeira e a algarvia Amália Suciu.
Vamos continuar a acompanhar a evolução desta competição, contando para o efeito com a colaboração do Gabinete de Imprensa do BoConcept Faro Ladies Open.
BoConcept Faro Ladies Open regressa 21 anos depois
O desejo antigo do Centro de Ténis e Padel de Faro passará a ser realidade este domingo, dia que assinala o regresso do circuito mundial feminino à capital do algarve pela primeira vez em 21 anos. Organizado com os apoios da Federação Portuguesa de Ténis e da Câmara Municipal de Faro entre os dias 15 e 22 de outubro, o BoConcept Faro Ladies Open integra a categoria W25 (com 25.000 dólares de prémios monetários) do ITF World Tennis Tour e é pontuável para o ranking WTA.
O ténis feminino faz parte da história do Centro de Ténis e Padel de Faro, pois foi com o Faro Ladies Open que o clube se estreou, em 1992, na organização de provas pontuáveis para os rankings profissionais. O torneio feminino realizou-se entre 1992 e 2002 e o masculino acontece ininterruptamente desde 1994, o que faz com que este seja o torneio internacional e profissional há mais tempo em atividade em Portugal.
De regresso após um interregno de 21 anos, o BoConcept Faro Ladies Open começa às 9h30 deste domingo com os encontros do qualifying.
Entre as 38 participantes desta fase, a melhor classificada é Stephanie Judith Visscher, dos Países Baixos e número 559 mundial.
A comitiva portuguesa é composta por seis jogadoras, duas delas com ranking profissional: Sara Lança, número 1055 mundial, é a 11.ª cabeça de série e ficou isenta da ronda inaugural, tendo encontro marcado na seguinte com Miroslava Medvedeva; Maria Garcia é a atual campeã nacional de sub 18, está no 1357.º posto da hierarquia mundial e iniciará a campanha com a compatriota Carla Tomai.
Catarina Silva recebeu um wild card e ficou isenta da primeira eliminatória, enquanto a algarvia Maria Beatriz Teixeira jogará com a brasileira Giulia Pereira de Aguiar e Carolina Mesquita terá como primeira adversária a ucraniana Maryna Kolb.
Os quadros principais do BoConcept Faro Ladies Open só serão sorteados na segunda-feira, mas em singulares sabe-se que a principal candidata ao título será Victoria Jimenez Kasintseva.
A jovem de Andorra tem apenas 18 anos e está no 249.º lugar do ranking WTA, mas chegou a ser 121.ª em novembro de 2022, poucas semanas depois de ter conquistado em Loulé um outro torneio de 25.000 dólares. A prodígio andorrense venceu o Australian Open de sub 18 e chegou a número um mundial do mesmo escalão quando ainda tinha 14 anos.
A segunda melhor classificada na lista de inscritas é Harmony Tan (269.ª). Curiosamente, a francesa de 26 anos venceu a edição anterior da referida prova louletana, precisamente o mais recente dos oito troféus ganhos no circuito ITF. No entanto, foi depois dessa campanha que viveu a melhor fase da carreira, pois em abril de 2022 chegou ao 90.º lugar do ranking mundial e dois meses depois alcançou a fama mundial ao surpreender Serena Williams na primeira ronda de Wimbledon, onde chegou à quarta eliminatória.
A número um nacional, Francisca Jorge, optou por não competir esta semana, pelo que a irmã mais nova, Matilde Jorge, será a melhor tenista portuguesa em prova no BoConcept Ladies Open.
A jovem vimaranense de 19 anos está no 553.º lugar do ranking, obteve entrada direta no quadro principal e entretanto recebeu a companhia de quatro compatriotas, todas com wild cards: Angelina Voloshchuk, de apenas 16 anos (mas já campeã nacional de sub 18) e número 795 mundial, Ana Filipa Santos, Milla Sequeira e a algarvia Amália Suciu.